10.10.10

Dia 10 - Filme 10 - Taxi Driver


Olá, galera

Já estamos no finzinho do dia 10 do blog, dia 10 do mês 10 do ano 10 do século XXI, e vou escrever sobre um filme que não ganhou o Oscar de melhor filme, mas foi indicado nessa categoria e em outras três em 1976: Taxi Driver.

Jà tinha ouvido falar várias vezes desse filme e sabia da sua fama de cult, mas nunca tinha visto realmente como era a história. E como não achei nenhum filme "curto" na locadora que tivesse vencido o Oscar, pra dar tempo de assistir e postar ainda hoje, resolvi locar esse indicado.

Taxi Driver conta a história de um taxista de Nova Iorque, nos anos 1970, que trabalha várias horas por dia, por não conseguir dormir. Ele faz corridas para todas as partes de NY, então vê toda a escória e podridão da cidade lotada de lixo e pessoas do submundo. Nesse meio tempo, Travis, o taxista, conhece Betsy, uma voluntária num partido político e eles saem juntos poucas vezes. Mas, o taxista acaba obsessivo pela moça e cria situações constrangedoras para ela em seu ambiente de trabalho.

Travis vira uma pessoa violenta, ou será, acorda seu lado violento? Bom, eu não entendo muito de psicologia, mas conseguimos ver traços muito claros de uma pessoa mentalmente doente, anti-social e perturbada. Travis também conhece uma jovem, bem jovem mesmo, prostituta e se sente responsável por ajudá-la a sair desse mundo podre, usando muita violência, e no final ele de certa forma, consegue.

Robert De Niro dá um show de atuação, com uma carinha de bebê que podemos até rotulá-lo galã. E mais bebê ainda, está Jodie Foster no papel da jovem prostituta Iris. Além desses motivos para assistit, Taxi Driver é um dos primeiros filmes do diretor Martin Scorsese.

Nota: 04 popcorns, por ser um cult e contar com ótimos atores. Por ser um filme antigo (70's), pode não agradar pela fotografia e som, mas eu achei muito bom.

Vejam o trailer e a uma parte da ficha técnica do filme:



Ficha técnica:
Ano de lançamento: 1976
direção: Martin Scorsese
roteiro:Paul Schrader
produção:Julia Phillips e Michael Phillips
música:Bernard Herrmann
Elenco: Robert De Niro, Jodie Foster, Albert Brooks, Harvey Keitel, Leonard Harris, Peter Boyle, Cybill Sheperd

Galera, espero que gostem do filme.
E amanhã é dia de comédia, ou melhor, da Divina Comédia.
Bjoks e até lá.

Um comentário:

  1. Eu adoro Taxi Driver!! Já assisti várias vezes só para ver a orquestra de Scorsese funcionando, desde a música até os atores. É um filme de diretor, como se fazia nos anos 1970. De Niro e Scorsese tiveram outras parcerias desde então e sempre afinados. Outro filme com Robert muito bom, e que te indico, é "Coração Satânico", onde ele interpreta... e se passa em Nova Orleans também... rsrsrs!!

    :-)

    ResponderExcluir