22.10.10

Dia 22 - Filme 22 - O Mágico de Oz



Oi, crianças!!!!

Hoje é o dia mais legal da semana. Primeiro porque é sexta-feira e eu não trabalho amanhã, êbaaaaaa, e é "Dia das Crianças" no 365Pipocas. Além disso, hoje é niver do meu papai lindão!!!!!! Então, hoje escolhi um clássico de 1939, mas que ainda encanta todo mundo.

"O Mágico de Oz" é uma história linda, baseada nos livros do americano L. Frank Baum. O filme conta a história de Dorothy, uma garota doce e apaixonada pelo seu cachorrinho, Totó. Ela vive no estado do Kansas com seus tios e depois de uma tentativa de fuga, por conta da "prisão" de Totó, ela volta para casa no meio de um tornado, é engolida por ele, vai parar num mundo mágico e junto com sua casa cai e acaba com a Bruxa Má do Leste. Com isso, Dorothy é proclamada a heroína daquela terra.

Mas, Dorothy quer achar uma forma de voltar para o Kansas e é informada que deve procurar o Grande Mágico de Oz, na cidade das Esmeraldas, para que ele a ajude. E ela segue pela famosa estrada de tijolos amarelos.

Perseguida pela Bruxa Má do Oeste, irmã da outra que bateu as botas, pois essa xexelenta quer roubar os sapatos de rubi de sua irmã que acabaram aparecendo nos pés de Dorothy, a menina encontra em seu caminho três personagens: o espantalho, que quer ter um cérebro; um homem de lata, que literalmente não tem um coração; e um leão, que não tem um pingo de coragem. E esses três também vão pedir ajuda ao Mágico.

Ao encontrar o Mágico, os quatro necessitados são informados que só serão ajudados por ele, caso tragam a vassoura da Bruxa Má do Oeste. Só que essa bruxa é de lascar o cano. Com um exército de macacos voadores, ela não deixa barato para o quarteto. Claro, que no final tudo dá certo. Mas, eu tenho certeza que todo mundo conhece essa história, não é mesmo?

Eu já tinha assistido ao filme quando criança, mas hoje não me lembrava de quase nada. Valeu cada minuto. O filme é um clássico que fez história no cinema. Em 1939, eles já usavam gruas e trilhos para as câmeras, planos detalhes perfeitos e tudo para gerar a magia que o filme precisava. Com canções belíssimas, principalmente a música tema que é regravada até hoje, nos leva a refletir o quanto as coisas que queremos são possíveis. E aquilo que somos pode estar escondido dentro de nós mesmos. É só prestar um pouquinho mais de atenção.

Nota: 5 popcorns. Queria até dar uma nota mais alta, mas o blog não permite. Vai estar na estante de DVDs dos cinco filhos.

Não coloquei o trailer, pois todo mundo conhece a história. Então, achei um vídeo com a canção principal, com legendas, iupi!!!!



Ficha técnica:
Título original: The Wizard of Oz
Ano de lançamento: 1939
direção: Victor Fleming
roteiro:Noel Langley, Florence Ryerson e Edgar allan Woolf, baseado em livro de L. Frank Baum
produção:Mervyn LeRoy
música:Harold Arlen
fotografia:Harold Rosson
Elenco: Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley

Crianças,

até amanhã com a categoria "Quem é mesmo?"

Ah, e todo mundo cantando parabéns pro meu papai.

Bjoks

4 comentários:

  1. Clássico absoluto! Adoro!
    Foi a primeira peça que as crias assistiram no teatro. Mas adivinha quem ficou dando tchau pra Dorothy? Sim, eu mesma. hahhaha

    Parabéns pro seu pai, Marina!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Gente, esse é o filme mais copiado e parafraseado de todos os tempos! Todo o visual super colorido, a música e as frases... "Não há lugar como nosso lar", a estrada de tijolos amarelos, as sapatilhas vermelhas, a Bruxa Má do Oeste, o Mágico de Oz, etc, fazem parte da nossa cultura pop.

    Sabiam que a Lisa Minelli é filha da Judy Garland?! As duas não tiveram vidas muito boas... Na época das filmagens desse filme, a Judy teve que concorrer com a Shirley Temple e era considerada muito velha para o papel. Mas a Metro não liberou a Shirley, que acabou caindo no ostracismo.

    :-)

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu não sabia do parentesco da Lisa!!! Choque!

    ResponderExcluir