26.10.10

Dia 26 - Filme 26 - O escafandro e a borboleta



Olá, minha gente!

Terça-feira, o dia especial de vocês aqui no 365Pipocas, com a categoria "Como assim você nunca viu?". E hoje eu escolhi um filme que foi indicado pela Mariana, bem no começo do blog e só agora consegui assistir.

Vou confessar que eu tinha um preconceito sem explicação por esse filme. Sabe aquelas coisas que a gente não entende o motivo? Então, era assim com a minha falta de vontade de assistir ao "O Escafandro e a Borboleta". Hoje, me arrependi de não ter assistido antes.

"O Escafandro e a Borboleta" relata a história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista Elle na França, que aos 42 anos sofre um Acidente Vascular Cerebral. Jean-Do fica com o corpo totalmente paralizado, perde a capacidade de falar e a única parte do seu corpo que pode se expressar de certa forma é o seu olho esquerdo, que funciona normalmente. O mais impressionante de tudo é que, junto com a equipe de fisioterapia e fonoaudiologia, ele consegue se comunicar com palavras, literalmente ditando cada letra com os olhos. Dessa técnica, Jean-Do escreve o livro "O Escafandro e a Borboleta" com suas memórias sobre sua vida, sua família, seus arrependimentos, seus amores e principalmente sobre essa nova forma de estar no mundo.

O filme mostra de forma subjetiva a visão de Jean-Do, com cenas onde literalmente vemos o campo de visão dele, embaçado quando ele chora, ou agitado quando não concorda com o que está sendo dito ou feito com ele. Cenas em flashback nos mostram como era Jean-Do antes do AVC. Cheias de cores e movimento, contrastam com a nova realidade do protagonista.

Eu fiquei extremamente tocada com o filme. Fiquei me perguntando o tempo todo onde tinha arrumado o preconceito contra ele, que acabou me privando de um filme excelente até hoje. Pensar nos nossos dias como se fossem o último pode parecer piegas, coisa de auto-ajuda. Mas, o filme nos mostra o que perdemos quando ainda estamos nesse mundo, sem poder fazer nada para reverter como marcamos a vida de quem nos cerca.

Nota: 5 popcorns. Roteiro excelente, fotografia extremamente inovadora, onde cada cena representa o sentimento do protagonista. Além de ser um filme francês! Excelente e recomendadíssimo!

Vocês não vão precisar correr pro dicionário em francês: trailer com legendas.



Ficha técnica:
título original:Le Scaphandre et le Papillon
Ano de lançamento: 2007
direção: Julian Schnabel
roteiro:Ronald Harwood, baseado em livro de Jean-Dominique Bauby
produção:Kathleen Kennedy e Jon Kilik
música:Paul Cantelon
Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny, Patrick Chesnais

Crianças,

amanhã é dia de "Meu marido indica"
Vamos ver o que ele vai aprontar nessa semana!

Bjoks e sonhem com Jake Gyllenhal (o verdadeiro número 3 do meu Top 5. Brad Pitt está em 4º lugar, mas os dois estão beeeem depois do maridinho!)

5 comentários:

  1. Olá Marina...

    Poxa gostei muito da idéia desse Blog, é a sua cara!!! eu entro nele sempre que posso.

    Eu não sei como que na categoria "Meu marido indica" não teve o filme "the Wonder" ainda...

    hehehehehe...

    Um grande abraço pra você e pro meu grande amigo Jamilito!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que história hein?!
    Dá vontade de assistir!
    Beijos
    Saudade sister!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!! To na área agora....
    Muito bacana essa sua iniciativa....altos filmes bons, altas dicas, muito legal!!!!
    Bjossss.....

    ResponderExcluir
  4. Gente, esse filme é lindo!!!!!!
    Obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  5. Marinaaaa! Que bom que gostou do filme! Ando meio sem tempo de deixar comentários aqui no 365pipocas, mas continuo acompanhando sempre! Vou deixar mais umas indicações: "Querido John", "Tudo por amor" e o filme brasileiro "O casamento de Romeu e Julieta". Vou adorar ler sua opinião sobre eles! Beijão grande! Parabéns, mais uma vez, pelo blog!

    ResponderExcluir