27.10.10

Dia 27 - Filme 27 - Platoon



Oi, queridos!

De volta pra terrinha, acompanhando a palhaçada do horário político do DF. Tadinha da candidata!!!!

Então, hoje a categoria mais esperada do 365Pipocas. Só que o meu maridinho foi tão lindo hoje e não indicou aqueles filmes que só ele gosta. Valeu, amore!

Fico até com vergonha de dizer que nunca tinha assistido a "Platoon". Um clássico desses é obrigatório pra todo cinéfilo, mas nunca tive aquela oportunidade de ver antes.

Excelente! É a palavra que descreve esse filme de guerra (estilo que eu confesso nem ser muito fã), que conta a história de Chris Taylor (Charlie Sheen com cara de bebê e longe da imagem de playboy atual), um recruta idealista e voluntário, recém-chegado ao Vietnã para se juntar o grupo que já estava lá fazendo tiro ao alvo com os moradores locais. Taylor, querendo fazer o melhor por seu país, chega com respeito pela guerra, mas querendo ser diferente de seu avô e de seu pai que, nas guerras anteriores, foram apenas "mais um" no meio do batalhão. Só que durante o filme vemos o tempo todo Taylor perdendo sua inocência no meio daquela chacina sem motivo, mostrando como o ambiente literalmente transforma uma pessoa.

Platoon ganhou o Oscar de Melhor Filme e mais outros três e é estrelado por ótimos atores como Willem Dafoe, como o sargento Elias, pacifista e sensível; Tom Berenger no papel do sargento Barnes, um assassino frio e louco; além das participações de Forrest Whitaker e Johnny Depp, lindo como sempre, mas que quase não aparece. Snif!

Nota: 5 popcorns. Clássico, o filme conta a experiência do próprio diretor, Oliver Stone, no Vietnã. A música tema é maravilhosa, daquelas clássicas que a gente não esquece mais.

Trailer em inglês hoje. Abaixo, a ficha técnica.



Ficha técnica:
Título original: Platoon
Ano de lançamento: 1986
direção e roteiro: Oliver Stone
produção: Arnold Kopelson
música: Georges Delerue
fotografia: Robert Richardson
Elenco: Charlie Sheen, Tom Berenger, Willem Dafoe, Forest Whitaker, Francesco Quinn

Amore, adorei a sugestão dessa semana! Bem melhor que as outras, né?

Pessoas, estou esperando mais sugestões para a categoria de terça-feira, ok? E amanhã é dia de "Drama já basta a vida".

Bjoks e até lá!

6 comentários:

  1. O mais interessante deste filme é o Charlie Harper, ops, Sheen, rsrs. Que loucura a vida desse moço, já deu tantas voltas. Passou esse fim de semana uma "meio, quase" biografia dele e, é claro, incluiram esse filme, sobre o qual ele disse não ter ficado triste por de sido um dos únicos atores a ter ficado fora de indicações ao Oscar, já que o filme concorreu a quase todas!

    ResponderExcluir
  2. Camilinha, o mais engraçado é ver o Charlie com essa carinha de novo. Mas, de qualquer jeito a gente lembra do garanhão Charlie Harper. Não tem como levar ele a sério, eheheehe

    ResponderExcluir
  3. Esse, junto com Apocalipse Now, são os filmes que definem, para mim, o que foi a Guerra do Vietnã.
    Fantástico, memorável! Com um dos melhore e mais injustiçados atores americanos - Tom Berenger.

    Parabéns pela escolha, Jamil!! Aliás, todas as suas escolhas têm sido ótimas. Eu fico me lembrando de assistir Sessão da Tarde, Tela Quente, Supercine quando criança... rsrsrss!!

    P.S: essa música ficou banalizada depois que a Globo começou a usá-la nas cenas de drama das novelas... RSRSRSRS!!

    ResponderExcluir
  4. Aline, o Apocalipse Now está na minha lista, ok?

    ResponderExcluir
  5. FUCK YEAAAAAAAAH!!!!!
    3 of THE BEST WAR MOVIES EVER: PLATOON, APOCALYPSE NOW & FULL METAL JACKET...

    PEACE OUT!!!

    ResponderExcluir