1.11.10

Dia 31 - Filme 31 - Amadeus


Olá, meu povo!

Bom, até pensei em deixar um post aqui pra dizer que ia publicar a crítica do filme desse domingo amanhã, porque tá super tarde. Mas, não vou deixar meus seguidores na mão, não é mesmo? Depois de ler a crítica, vocês vão entender porque eu queria deixar pra amanhã :)

O filme de hoje foi indicado aqui no blog pela Aline, mas nunca tinha conseguido pegar na locadora.


"Amadeus" conta a história de Wolfagang Amadeus Mozart, pela visão do compositor italiano, Antonio Salieri, que no começo do filme é procurado por um padre em um hospital psiquiátrico, após uma tentativa de suicídio e de revelar que era o assassino de Mozart. A conversa do italiano com o padre narra a história de Mozart, considerado um jovem irreverente, mas que compunha como se fosse abençoado por Deus.

Salieri, que finge ser amigo de Mozart, na verdade é um invejoso, que tenta se aproximar do gênio para ver se consegue tirar algum proveito dessa relação. Essa amizade só mostra o quanto as composições de Mozart são superiores às de Salieri, pois o primeiro não compõe músicas, e sim, escreve o que já está pronto em sua mente.

Eu não sou fã de música clássica, mas não tem como não se apaixonar pela trilha sonora do filme. Incorporadas ao filme, as músicas são um outro protagonista, pois nos passam o que devemos sentir em cada cena, revelando a genialidade de Mozart. Além disso, o filme concorreu a 53 prêmios no ano de seu lançamento, sendo vencedor de 8 Oscar (filme, diretor, ator, roteiro adaptado e outros quatro) e considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

Nota: 5 popcorns. O filme é maravilhoso, com tudo perfeito, figurino, atuações, trilha sonora, direção de arte... Só aviso que a versão que eu assisti tem 3 horas de duração, por isso eu queria deixar a crítica pra amanhã. Preparem-se! Ah, pra quem gosta de detalhes, eu vi uma placa com o nome "Schneider" (sobrenome da minha amiga Wal) em uma das ruas do filme.

Hoje não tem trailer com legenda, mas tá muito bom esse aí!



Ficha técnica:
título original: Amadeus
Ano de lançamento: 1984
direção: Milos Forman
roteiro: Peter Shaffer, baseado em peça de Peter Shaffer
produção: Saul Zaentz
música: John Strauss
fotografia: Miroslav Ondrícek
Elenco: F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge, Simon Callow, Roy Dotrice

Galera, até amanhã! Com sooooono!

Já conferiram o resultado da promoção?

Bjoks

3 comentários:

  1. eeeeeeee... ganhei! Prefiro o filme uma mente brilhante, viu amiga...
    amo de paixao o filme Amadeus... vc viu que o coloquei na minha listinha da promoção
    pq vc nao falou que queria ver... eu tenho em casa!
    bjs
    obs: não sei colocar ponto de interrogação neste teclado... kkkkk

    ResponderExcluir
  2. A-MO este filme! Já assisti inúmeras vezes!E já fiz as crias assistirem algumas partes tbém. =)

    ResponderExcluir
  3. Eu estou muito atrasada com os coments para esse blog... rsrss!!

    Bom, ao som do Quinteto Violado cantando Adoniran Barbosa e Jackson do Pandeiro, devo dizer que esse filme é maravilhoso!! As músicas, claro, perfeitas. O Saliere mau pra caramba, como todo bom invejoso, e o Mozart insano como penso que ele era (será por influência do filme?!).

    Sempre procurei o Tom Hulce em outros filmes, mas só o reencontrei recentemente em, pasmem, "Razão e Sensibilidade". Nunca havia reparado que era ele... rsrssr!

    ResponderExcluir