4.11.10

Dia 35 - Filme 35 - A Cor Púrpura



Oi, amorecos!!!!

Tudo bem com todos vocês????
Espero que sim!

Hoje tá uma chuvinha boa aqui na capital e acabei de assistir ao filme de hoje. E vamos combinar, ô filme dramático. Perfeito para a categoria de hoje!

"A Cor Púrpura" foi indicado pela minha amiga Aline, meu amigo Wesley também lembrou que eu tinha que assistir a esse filme e a minha amiga Cinara indicou na sua lista da promoção de 1 mês do blog. Confesso que já tinha assistido, mas não me lembrava de quase nada. E com tanta indicação, resolvi ver de novo.

Pensa num filme excelente? Mas, gente, coitada dessa Celie (Whoppi Goldberg, novinha!)!!!!

Celie é uma mulher "negra, pobre e feia" casada com um machista, bronco, cheio de filhos pendurados, que a maltrata, humilha, espanca e a trata como escrava, na Georgia (EUA) no início do século XX. Só que o sofrimento não começou aí. Aos 14 anos ela já tinha dois filhos com o próprio pai, não conseguia ter mais filhos e é doada ao tal marido, Mister (Danny Glover, em um papel nojento). Com o casamento, Celie separa-se da única pessoa do mundo que a ama, sua irmã, Nettie.

O filme passa por vários anos desse sofrimento, sendo preenchido com personagens marcantes, como a nora de Mister, Sophia, uma mulher que briga pelo que quer, não importa com quem, vivida por uma rechonchuda e desgrenhada Oprah Winfrey, ou a amante de Mister, Shug Avery, uma cantora de blues que deixa o machista de quatro.

Mas, como tem sempre luz no fim do túnel, Celie vive da esperança de re-encontrar sua irmã e também seus filhos que foram separados dela após o nascimento.

Fotografia excelente, roteiro maravilhoso e cenas marcantes, de fazer chorar. "A Cor Púrpura" é um filme de Steven Spielberg, sensível e extremamente sincero. Mas, vocês acreditam que foi indicado a 11 Oscar, incluíndo alguns dos principais - Melhor Filme, Atriz, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado -, só que não levou nenhuma estatueta?

Nota: 5 popcorns. Surpreendente!

Êba! Trailer com legenda!!!!!! The book is on the table!



Ficha técnica:
título original: The Color Purple
ano de lançamento: 1985
direção: Steven Spielberg
roteiro:Menno Meyjes, baseado em livro de Alice Walker
produção:Quincy Jones, Kathleen Kennedy, Frank Marshall e Steven Spielberg
música:Quincy Jones
fotografia:Allen Daviau
elenco: Danny Glover, Whoopi Goldberg, Margaret Avery, Oprah Winfrey, Willard E. Pugh

Pessoas, espero que gostem do filme!

Amanhã, filme de criança aqui. Iupi!

bjoks e sonhem com Brad Pitt (o número 4 do Top Five, mas, claro, beeeem depois do maridinho).

3 comentários:

  1. Camilinha, mas eu também pensei na Preciosa. Mas, aquele ganha no drama! Putz!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é estremamente chocante. Eu o assisti no ano em que foi lançado, ainda era criança, e não conseguia compreender muito bem. Muitos anos depois, acho que em 1996, vi de novo, e o choque permaneceu, mas já em outro nível de compreensão.

    Vejam quem produz e assina a trilha sonora!! Quincy Jones, o padrinho do Michael Jackson.

    Só de lembrar, me arrepia!!
    :-)

    A Preciosa é parecida mesmo, meninas... Nunca tinha pensado nisso... rs!

    ResponderExcluir