7.11.10

Dia 37 - Filme 37 - Gandhi



Olá, meu povo!

Sábado de chuva no DF. Pensa na preguiça!!!!!

A categoria de hoje é a "Quem é mesmo?" que traz filmes biográficos, de pessoas que realmente estão ou já passaram por esse mundão sem porteira.

E hoje escolhi um filme grandioso, vencedor de 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator, Roteiro Adaptado entre outros. Além disso, muitos consideram a interpretação do ator principal como uma das melhores de toda a história do cinema.

"Gandhi" conta a história desse indiano, que liderou o movimento para a Independência da Índia contra o governo britânico opressor.

O filme começa contando como Gandhi se revolta com a opressão dos britânicos na África do Sul, onde esteve para realizar trabalhos como advogado. E é lá que ele começa a pensar sobre a independência de seu país, que também sofre com a discriminação dos ingleses.

De volta à Índia, famoso pelo trabalho de luta realizado na África do Sul, Gandhi viaja pelo país para conhecer de perto a população e com seus ensinamentos do Satyagraha - princípio da não-violência -, mobiliza os indianos para a luta pela independência. Mas, claro que essa mobilização não agrada os governantes britânicos, que tentam de todas as formas manter a submissão do povo às ordens da coroa.

O filme tem três horas de duração, mostrando a forma inteligente como Gandhi - chamado Mahatma, a Grande Alma - venceu o poder do governo britânico, apenas com palavras e manifestações pacíficas, tornando-se o maior líder espiritual da Índia, tanto para hindus, quanto para muçulmanos. Mostra ainda o desprendimento desse homem pequeno e mirrado em batalhar sem arrependimentos por sua causa, abrindo mão de suas posses e luxos para viver como seus irmãos indianos com aquilo que a Índia produzia.

Ben Kingsley no papel principal demonstra a capacidade de um ator em viver um personagem, incorporando não só seus trejeitos e expressões, mas o que ele pensa e como quer ser percebido pelo mundo. Concordo com os críticos: uma das melhores atuações de toda a história do cinema. Além disso, o filme teve a participação de quase 300 mil figurantes. Ou tá pensando que em 1984 tinha computação gráfica de multidões?

Confesso que não sabia quase nada da história de Mahatma Gandhi. Mas, não tem como não se apaixonar por esse grande homem, que mudou o mundo dentro do que ele era capaz. Lição de vida mesmo!

Nota: 5 popcorns, porque não tem nota maior. Um dos melhores filmes que já assisti, sem sombra de dúvida.

Como o filme tem três horas de duração, o trailer também tinha que ser grande né? Mas, não se preocupe, porque é legendado! Êba!



Ficha técnica:
título original: Gandhi
ano de lançamento: 1982
direção: Richard Attenborough
roteiro: John Briley
produção: Richard Attenborough
música: Ravi Shankar
fotografia: Ronnie Taylor e Billy Williams
direção de arte: Norman Dorme e Ram Yedekar
elenco: Ben Kingsley, Candice Bergen, Edward Fox, John Gielgud, Trevor Howard

Galera, vou dormir!
boa noite pra vocês e até amanhã com um vencedor de sete Oscar.

bjoks!

2 comentários:

  1. ainda nao assisti este filme mas ta na lista...

    acabei de assistir Julie & Julia dai pensei em vc ne com seu commitment de 1 ano vc ta teve algum meltdown ou ainda nao? a Julie teve varios ne haha

    dai pensei tb vou fazer um commitment deste de 1 ano humm de q ??? hum nao vou escrever outro blog de cinema pq ai e copiar a ideia da marina ne, cozinhar bem ate q to aprendendo mas to longe ainda anyways vou continuar pensando so de pensar ja ate desisti da ideia haha
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Mari,

    não podia ter escolhido melhor biografia. É um tour de force (não sei colocar itálico aqui, então... rsrsrs!!) e lembra muito os filmes de David Lean (outra biografia interessantíssima é Lawrence da Arábia, já comentei aqui.), especialmente as multidões de figurantes e a narrativa compassada e poderosa. :-)

    O Gandhi parece muito o nosso Chico Xavier, você não acha? Não os filmes, mas os homens e os exemplos que eles nos deixam.

    Eu arrepio em pensar no Ben Kingsley! Mas acredito que filmes biográficos são a grande chance de atores e atrizes mergulharem nos personagens. O Nelson Xavier tb está muito bem de Chico.
    :-)

    ResponderExcluir