8.11.10

Dia 39 - Filme 39 - Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado




Oi, xuxus!

Mais uma segunda-feira no 365Pipocas e mais uma comédia clássica, que eu nunca tinha visto. Quero agradecer à minha amiga Aline (Jasmin) por ter me emprestado um monte de filmes pra eu poder economizar um dindin na locadora. Então, por alguns dias, teremos vários clássicos da prateleira de Jasmin Tuk. Valeu, flor!

E hoje, assisti a um filme que ela já cansou de me dizer que valia a pena e até queria ver junto comigo, mas não deu.

"Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado" é uma comédia clássica dos anos 1970, escrita, produzida e estrelada pelo grupo de comediantes ingleses Monty Python. Comédia cheia de bizarrices e cenas absurdas, sendo considerada inspiração para diversos filmes no estilo baixo orçamento + idéias malucas + atores sem vergonha nenhuma.

O filme conta a história do Rei Arthur em sua busca na Inglaterra da Idade Média pelos futuros Cavaleiros da Távola Redonda. Após encontrar e convencer Sir Lancelot e outros comparsas a fazer parte do seu "clube", Arthur recebe uma missão do próprio Deus (em cartoon) de sair em busca do Santo Graal. Para conseguir cumprir a tarefa, o grupo se separa e cada um encontra um tipo de povo do Reino Unido, vivendo as mais absurdas situações: moças louras e assanhadas do Castelo de Antraz, cavaleiros franceses muito desbocados e os temidos Cavaleiros que falam "Ni". Além disso, enfrentam uma fera de botar medo em qualquer um.

O filme faz uma crítica ao regime político do Reino Unido e mostra descaradamente quanto dinheiro eles tinham pra fazer a produção - os atores fingem que estão montados em cavalos e seus empregados vêm atrás batendo duas cascas de côco para fingir o som dos passos dos cavalos. E o Castelo de Camelot não passa de uma maquete, como ressalta um dos personagens.

Com a mistura de narração maluca, cartoon mal feito, multi-interpretações dos atores e cenas non-sense, "Em Busca do Cálice Sagrado" é um clássico da comédia. De tão absurdo, fica muito cômico.

Nota: 4 popcorns. Eu não chorei de rir como esperava, mas o filme faz comédia de forma inteligente (???) e bizarra.

Pra vocês terem uma idéia da loucura desse povo, trouxe a cena onde eles são atacados por uma grande-fera.


Ficha Técnica:
Título Original: Monty Python and the Holy Grail
Ano de lançamento: 1975
Diretor: Terry Gilliam e Terry Jones
Roteiro: Monty Python
Elenco: Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Terry Jones

Gente, eu não tinha idéia do que representava esse filme.
Valeu a dica, Aline!

Amanhã, mais um filme da coleção dela.

bjoks e fui!

Um comentário:

  1. Só de ver a cena da fera assassina eu já estou rindo aqui... RSRSRSRS!!
    Uma curiosidade sobre o Monty Python: o grupo acabou depois da morte do Chapman (o Rei Artur), mas até então eles faziam muito sucesso na BBC (que produziu os filmes deles) exatamente pelo baixo orçamento e muita ironia nas histórias.

    Mari, você escolheu muito bem. Essa é a cena mais maluca dessa insanidade toda! O coelho voando e o mago falando "Eu avisei, eu avisei" é tudo... RSSRSS!!
    :-)

    ResponderExcluir