16.11.10

Dia 47 - Filme 47 - O Sétimo Selo


Oi, povo!

Dia de indicação dos seguidores do blog e mais uma vez trouxe para vocês um filme emprestado pela minha amiga Aline. Ela é super fã de Ingmar Bergman e me disse que esse é o filme que ela mais gosta do diretor sueco.


"O Sétimo Selo" conta a história de um cavaleiro que retorna das Cruzadas da Fé e encontra seu país assolado pela peste negra. Refletindo sobre sua crença em Deus e sobre o significado da vida, ele recebe a visita da própria Morte, que lhe diz que sua hora chegou. Para ganhar tempo e na tentativa de ainda conseguir realizar algum ato importante em sua vida, o cavaleiro propõe à morte uma partida de xadrez, e caso ela vença, ele segue com ela. Se ele vencer, ela o deixará em paz.

O filme também mostra a história de uma família de artistas, que mesmo vivendo com dificuldades, consegue ser feliz com os pequenos acontecimentos da vida. E isso toca o coração do cavaleiro, em sua busca constante por significados, porquês, a existência de Deus ou do Diabo...

O Sétimo selo é um filme de filosofia, onde nos deparamos com algumas das maiores questões da humanidade de uma forma simples e até irônica. Os primeiros minutos do filme me pareceram um pouco malucos, mas, depois de um tempo, fiquei curiosa para saber onde o roteiro nos levaria. Eu nunca tinha assistido nada de Ingmar Bergman e confesso que me surpreendi com esse.

Nota: 4 popcorns. É um filme muito interessante, cheio de cenas lindas, repletas de significados ocultos, mas, um pouco cansativo.

Achei o trailer legendado, porque ninguém merece tentar entender o que esses suecos estão dizendo ;)



Ficha técnica:
título original:Det Sjunde Inseglet
ano de lançamento: 1956
direção: Ingmar Bergman
roteiro: Ingmar Bergman, baseado em peça de Ingmar Bergman
produção: Allan Ekelund
música: Erik Nordgren
fotografia: Gunnar Fischer
elenco: Max Von Sydow, Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot, Nils Poppe, Bibi Andersson

Amanhã é dia de "Meu marido indica...".
Boa sorte pra mim, apesar de achar que ele não vai ser tão bobo-feio-chato comigo.

bjoks

Um comentário:

  1. Oiê!!

    Bergman, Bergman... O que dizer dele?!

    Há uma categoria só para os filmes dele, já imaginou?! É verdade, eles são classificados como "filmes de Bergman", pois são inclassificáveis nas outras... rsrs!! É mais ou menos o que acontece com o Milton Nascimento no Festival de Montreaux. :-)

    E ele é muito delicado na direção, muito sutil. Assistir um filme dele é ter uma aula sobre enquadramento, direção de atores, posição de câmera e iluminação. Além de ser um exercício de paciência!! Todos têm um ritmo completamente diferente dos filmes norte-americanos.

    E o Sétimo Selo é o mais expressivo dos filmes medievais dele, e o mais famoso. O Max von Sydow é seu colaborador mais famoso. Ele é um coadjuvante "de luxo" de uma série de filmes, como Os Três dias do Condor, Amor Além da Vida, Conan, o novo Robin Hood com Russel Crowe e, claro, O Exorcista.
    :-)

    ResponderExcluir