20.11.10

Dia 51 - Filme 51 - Ray


Oi, gatinhas e gatões!

Hoje tô aqui, com um monte de coisa pra estudar, mas com muita preguiça e não podia deixar o blog de lado, não é mesmo? E o patrocínio do filme de hoje é da minha amiga Ale, mãe do bebezuco, lindão! E tive companhia da hermana, Kekel, que dessa vez não durmiu nem um pouco. Valeu, flor!

Ray Charles foi um dos cantores mais famosos de todos os tempos. Apresentou-se no mundo todo, ganhou prêmios e deixou uma coletânea de sucessos que têm sua fama garantida até hoje. Teve problemas com drogas, era um mulherengo incurável, mas tinha um talento incomum para a música. E como todos sabem, ele era cego.


O filme "Ray" conta toda essa história desde a infância pobre do cantor, perdendo o irmão num acidente e o início da cegueira pouco antes dos sete anos de idade. Passa pelas bandas onde Ray tocou, as pessoas que o trapacearam por conta de sua cegueira, seu casamento, suas amantes, sua genialidade ao misturar música gospel com R&B pela primeira vez, sua dependência de heroína e sua recuperação, culminando no sucesso mundial. O filme é cheio de flashbacks da infância de Ray, mostrando a sua sensação de culpa pela morte do irmão e a forma que sua mãe encontrou para ensiná-lo, desde pequeno, que ele não poderia deixar ninguém tratá-lo como um "aleijado", prometendo a ela que ele caminharia pelas próprias pernas.

Acho que todo mundo concorda que o que mais impressiona no filme, além da excelente trilha sonora, é a interpretação de Jamie Foxx. É impressionante como ele conseguiu passar toda a genialidade de Ray, não só ao piano, mas ao imitar os trejeitos e manias do cantor. Essa questão foi levantada na época: será que ele só imitava ou é um bom ator? Bom, eu acho que ele provou todo o seu talento nesse filme e o Oscar foi super merecido.

Ray Charles participou de toda a produção do filme, mas faleceu antes do lançamento. Quem tiver a oportunidade de assistir aos extras do DVD, veja a preparação de Jamie Foxx para o personagem junto com o próprio Ray. Impressionante!

Curiosidade: Quando assisti ao filme pela primeira vez, fiquei super emocionada quando ouvi "Hit The Road Jack". Na oitava série, eu dancei essa música no sapateado (pasmem!) no colégio e não sabia que era do Ray Charles até ouvi-la no filme. Adorei!

Nota: 4 popcorns. O filme é uma delícia de se assistir, com músicas lindas e ótimas interpretações. Só achei que a Regina King, que faz a mais famosa amante de Ray, poderia ser mais bem aproveitada no filme.

Como amo essa música, trouxe a versão do próprio Ray:



Ficha técnica:
título original: Ray
ano de lançamento: 2004
direção: Taylor Hackford
roteiro: James L. White, baseado em estória de Taylor Hackford e James L. White
produção: Howard Baldwin, Karen Elise Baldwin, Stuart Benjamin e Taylor Hackford
música: Craig Armstrong
fotografia: Pawel Edelman
elenco: Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King, Clifton Powell, Harry J. Lennix

Xuxus, espero que tenham gostado do "Quem é mesmo?" de hoje.
Sábado é dia de folia, eheheeh. Mas, sempre com segurança, ok?

bjoks e amanhã tem vencedor do Oscar.

5 comentários:

  1. Olá Marina!

    Excelente filme!
    Emocionante poder conhecer melhor a história da infância, vida adulta, persistência, conquistas e dificuldades com riqueza de conteúdo e detalhes, que o Rei Ray sem dúvidas merecia!
    A trilha sonora não podia ser melhor, qdo ele está no comando, aliás, esses negros do blues, jazz, simplesmente A-R-R-A-S-A-M!!!!!
    Beijos e seu blog está muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari!
    que bom ver você por aqui!!!!
    Esse filme é ótimo mesmo, né? E como você disse, as músicas são muito boas.
    Continue comentando, ok?
    Bjoks para o baby Ben

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse filme, fiquei emocionada e impressionada com a interpretação. Tem horas que você esquece que não é o Ray que está no filme.
    Rss...
    Nina, dois filmes que eu falei que eu ia indicar aqui, para a categoria de biografias:
    Vinícius, sobre o lindo do Vinícius de Moraes.
    e Cartola, sobre o também lindo Cartola.
    Rsss...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paulinha!
    Indicações anotadas!
    bjoks

    ResponderExcluir
  5. Mari,

    para a sessão biografia, indico Lawrence da Arábia.

    Sobre Ray, apesar de gostar muito das músicas, achei o filme um pouco cansativo... :-(

    ResponderExcluir