21.11.10

Dia 52 - Filme 52 - Uma Mente Brilhante

Olá, pessoas!

Domingo chuvoso, não consegui ir pro show do Natiruts e tô com uma preguiça danada.

Hoje, finalmente consegui assistir ao filme escolhido pela minha amiga Ale como prêmio da promoção de 1 mês do 365Pipocas: Uma Mente Brilhante. Mas, o patrocínio não foi dela, ehehe, e sim, da minha tia e das minhas primas (lindonas, ok?). Valeu, meninas! Ah, e dedico essa sessão para a minha hermanita, Jxu, que ama de paixão esse filme e chora todas as vezes no final. Bjok, flore!


"Uma mente brilhante" conta a história real de John Nash, vivido por Russel "Gladiador" Crowe, um matemático da Universidade de Princeton, com pensamentos acadêmicos "revolucionários" que publica um estudo que muda a história da economia, na década de 1950. Após realizar um trabalho no Pentágono, John acaba contratado para trabalhar com inteligência militar americana. Na mesma época, sua esposa, Alicia, percebe nele um comportamento estranho que acaba diagnosticado como esquizofrenia.

O filme trata do trabalho de Nash, suas relações com pessoas de verdade e alucinações e sua luta contra a doença especialmente após decidir que não tomaria mais medicação antipsicótica, controlando a mente sozinho. E a vitória acontece, pois os estudos de Jonh sobre a matemática, influenciaram a economia, as relações trabalhistas e até a biologia evolucionária, sendo agraciado com o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, de 1994.

Ao receber o prêmio, Johh profere um dos discursos mais lindos que eu já vi, em agradecimento à sua esposa, Alicia. Vou colocar só um pedaço, que eu acho lindo e que todas as vezes me leva às lágrimas:

"É só nas misteriosas equações do amor que qualquer razão lógica pode ser encontrada. Só estou aqui esta noite por causa de você (e olha pra esposa). Você é a razão de eu existir. Você é todas as minhas razões". Olha o tanto que é lindo!!!!! Não tem como não chorar, não!

Nota: 5 popcorns. A história de superação é maravilhosa. Russel Crowe está perfeito como o perturbado e as vezes, esnobe, Nash. Além das atuações de Jennifer Connely, Ed Harris (que eu adoro!) e Paul Bettany.

Trailer com letrinhas, êba, êba!



Ficha técnica:
título original: A Beautiful Mind
ano de lançamento: 2001
direção: Ron Howard
roteiro: Akiva Goldsman, baseado em livro de Sylvia Nasar
produção: Brian Grazer e Ron Howard
música: James Horner
fotografia: Roger Deakins
elenco: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly, Paul Bettany, Adam Goldberg

Pessoas, espero que também gostem do filme.

Amanhã, dia de "Divina Comédia". Tô querendo pegar um cinema. Será que dá? bjoks

8 comentários:

  1. Marina, grande idéia, grande projeto. Ia recomendar "Um Grande Garoto", mas vc já viu no dia 32. Depois conta como concorrer aos prêmios! Abraço Fagner

    ResponderExcluir
  2. Acho que ainda nao assisti este filme todo lembro de ter comecado mas acho que nao terminei pois nao lembro do discurso que voce citou ou seja vai pra listinha de filmes to be seen
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fagner!
    Que bom você por aqui!
    To esperando outras sugestões, ok?
    Semana que vem temos outra promoção de 2 meses do blog. Logo, logo, coloco as regras.
    Abraço!!


    Kamilla, vale a pena demais incluir na sua lista. O discurso é lindo demais!

    ResponderExcluir
  4. Ninaaaa obrigada pela dedicatória
    eu realmente amooooooooooo esse filme
    e vc acredita que comprei o livro sábado?
    depois te empresto!!!!
    =)))
    bjuus!

    ResponderExcluir
  5. Jxuuuuuu!
    Lindo demais, né?
    Já vou colocar na minha lista de livros, ok?
    bjoks

    ResponderExcluir
  6. Uma das cenas que mais me marcou nesse filme é quando ele está na biblioteca da Universidade (se não me engano), escrevendo fórmulas na janela e alguns alunos passam, fazendo chacota da cara dele. Se algum dia eu tivesse um professor como ele na faculdade eu daria um jeito de ficar quietinha ao lado dele, o observando escrever fórmulas na janela.
    Rss....
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. É, Paulinha, um professor desse aí, não dá pra passar despercebido.
    bjoks

    ResponderExcluir
  8. Esse é um dos melhores trabalhos do Russel, além de ter a participação do Paul Bettany (que é um mistério para mim se ele é realmente albino... rsrs!!).

    Depois de ler o livro "Breve História sobre quase tudo" e comprovar que todo cientista é louco (mesmo), o filme ganhou uma nova perspectiva para mim.
    :-)

    ResponderExcluir