27.11.10

Dia 58 - Filme 58 - O Óleo de Lorenzo


Olá, gatinhas e gatões.

Sábado de chuva na capital federal, preguiça em vista, mas, vamo-bora acordar cedo amanhã para correr? Quem topa? Eu to quase desistindo, eheheeh. (Amiga, brincadeira, viu?)

Gente, vocês estão acompanhando a loucura no Rio de Janeiro? Como não ficar assustado, né? Mas, claro que só estou vendo o que a mídia divulga e como profissional de comunicação, eu sei o quanto as coisas as vezes são exageradas no jornalismo. Desejo paz para o povo do Rio e que tudo fique bem!


Mas, agora, vamos falar do filme de hoje, emprestado pela minha amiga Ale, mãe do bebezuco. Como hoje é dia de biografia aqui no 365Pipocas, aproveitei para assistir "O Óleo de Lorenzo",um filme baseado na história real de Lorenzo Odone, um garoto de cinco anos que é diagnosticado, em 1983, com uma doença degenerativa extremamente rara, chamada adrenoleucodistrofia (ADL), após apresentar sintomas como agressividade e dificuldade de movimentação. A doença leva a perda das funções cerebrais, o que afeta os movimentos, a visão, a audição, a fala e vai piorando a cada mês. Na época de Lorenzo, a espectativa de vida para os meninos com ADL (só o sexo masculino desenvolve a doença, sendo a mãe só portadora) era de dois anos após o diagnóstico.

O filme é focado na luta dos pais de Lorenzo - Susan Sarandon e Nick Nolte, ótimos nos papéis - pela busca de tratamentos para o filho, passando por cima de tudo: cientistas, médicos, e a própria Associação de Pais de ADL, todos esses não tão interessados em buscar resultados rápidos para os meninos. E nessa busca, eles descobrem por conta própria um óleo que ajuda a diminuir o nível de dois tipos de gordura que afetam as células neurológicas, causa da doença.

A história é maravilhosa e tem um final lindo. Depois de ver o filme, encontrei na internet informações sobre o verdadeiro Lorenzo Odone e descobri que ele viveu até 2008, falecendo um dia depois de completar 30 anos. Isso tudo graças à "teimosia" de seus pais.

Nota: 5 popcorns. Já tinha assistido a esse filme anos atrás, mas valeu repetir. Que história linda!

Pode abrir o dicionário!!!!


Ficha técnica:
título original: Lorenzo's Oil
ano de lançamento: 1992
direção: Dennis Bradford e Jamie Leonard
roteiro: George Miller e Nick Enright
produção: George Miller e Doug Mitchell
elenco: Susan Sarandon, Nick Nolte, Peter Ustinov, Kathleen Wilhoite.

Gente, quem quiser saber mais sobre o Óleo de Lorenzo, acesse o artigo sobre Lorenzo na Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Lorenzo_Odone

Xuxus, espero comentários de vocês, ok?

Ah, e semana que vem completamos dois meses de blog, então... promoção a vista.
Aguardem!

bjoks

4 comentários:

  1. Mari,
    05 popcorns super merecidos!
    Parabéns pela corridinha hoje.
    bjs
    Ale

    ResponderExcluir
  2. nossa amiga, eu assisti esse filme qdo era criança... esse foi do fundo do baú.
    e a história realmente é linda!!!
    bjocas
    ceci.

    ResponderExcluir
  3. Oi, meninas!
    Que bom que gostaram!
    bjoks

    ResponderExcluir