2.12.10

Dia 63 - Filme 63 - Ao mestre, com carinho


Oi, bonitinhos!!!!!!!

E aí? Já estão em clima de Natal? Ho, Ho, Ho!!!! Vocês acham que esse ano passou rápido demais? Gente, não tem explicação!!! Agora a pouco estávamos torcendo pra Portugal, é, ops, pro Brasil na Copa do Mundo!!! Daqui a pouco já é carnaval de novo, Páscoa, férias de julho, Dia das Crianças e Natal de novo!!!! Mas, todo mundo fica mais novo a cada dia né? Então, pra quê se preocupar???


Vocês já assistiram "Ao Mestre, Com Carinho"? Esse foi o filme que eu vi hoje, patrocinado pela minha tia e pelas minhas primas (grande abraço pra vocês, lindonas). Gente, que filme emocionante. Acho que fiquei assim também por me identificar muito com essa função de professor, sala de aula, aprendizagem... Ainda mais agora, que estou tentando entrar nessa carreira!

O filme conta a história do engenheiro desempregado, Mark Thackeray (Sidney Poitier), que depois de tentar por muito tempo conseguir um emprego em sua área, resolve aceitar uma vaga de professor em uma escola secundária da periferia de Londres. O problema é que Thackeray assume uma classe de alunos problemáticos, rejeitados por outras escolas, que acabam com o físico e com a alma de cada professor que tenta entrar ali.

Tentando não perder a paciência, pois é isso que os estudantes querem, Thackeray tenta de todas as formas ensinar alguma coisa pra essas mentes vazias. Mas, ele só tem sucesso, quando passa a tratar os adolescentes como adultos, conversando com eles sobre as coisas da vida, as verdades do mundo, as experiências que viveu, mostrando como um adulto se porta, tratando os alunos sempre com respeito.

O filme mostra uma lição muito bonita de que temos que respeitar as pessoas pelo que elas são e pelo que trazem de experiência, independente de sua idade, classe social ou raça. E tem uma cena linda no final, quando os alunos cantam uma música para o "Sir" Thackeray.

Nota: 4 popcorns. Gostei muito! Daqueles filmes que não se cansa de assistir. Tem algumas cenas meio perdidas, desconexas, mas Sidney Poitier está excelente no papel do "Sir".

Trouxe pra vocês a cena com a música. Espero que achem linda, como eu achei.



Ficha técnica:
título original: To Sir, With Love
ano de lançamento: 1967
Direção: James Clavell
Roteiro: James Clavell, E.R. Braithwaite (romance)
Música: Ron Grainer
Fotografia: Paul Beeson
Edição: Peter Thornton
Elenco: Sidney Poitier, Christian Roberts, Judy Geeson, Suzy Kendall, Lulu

Como todo mundo espera, amanhã é dia de criançada aqui no blog.
E já vou avisando: o filme de amanhã eu tirei do fundo do baú. Adoooooro!

bjoks e até lá!

4 comentários:

  1. Lindo, lindo esse filme. Eu assisti esse filme quando eu era criança na chacara de vocês, há muuuuuuuito tempo.
    Rs...
    Essa música final do filme tem um versão em português que eu cantei quando eu me formei no prezinho junto com a minha turma para a nossa professora.
    Foi tão lindo.
    Rss...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é o precursor de todos os filmes de professores que assumem classes problemáticas no mundo... rsrs!!

    Se não me engano, o Sidney Poitier foi o primeiro negro a ganhar o Oscar por causa do filme. Eu assisto de vez em quando, nas madrugadas do Telecine Cult... rsrsrs!!
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas, essa é uma das cenas mais emocionantes desse clássico...merece uma melodia tão bela!

    ResponderExcluir
  4. Meninas, que bom que gostaram!
    Eu achei lindo e super emocionante!!!!!
    bjoks

    ResponderExcluir