12.12.10

Dia 72 - Filme 72 - Carandiru


Oi, bonitas e bonitos!!!!

Depois de muito brigadeiro e cachorro-quente (quem não curte festa de criança, né?), tô aqui com mais um filme biográfico. Patrocínio da minha tia e das minhas primas, mais um vez. Obrigada, flores!


“Carandiru” é um filme baseado no livro “Estação Carandiru” do médico Dráuzio Varela, que conta a experiência do oncologista como voluntário, desde 1989, na Casa de Detenção de São Paulo, realizando um trabalho de prevenção da AIDS. O filme reuniu as histórias que o médico ouviu dos presos durante o trabalho realizado na prisão.

O Carandiru de 1992 era uma cidade, com 7 mil habitantes. Os personagens são os mais diversos e mostram como a prisão é um lugar com regras e hierarquia muito bem definidas. Os grupos são divididos e tudo tem o seu preço: pra morar, pra entrar no grupo, pra ter regalias, pra comprar ou vender drogas, pra matar, pra namorar...

Eu já tinha assistido ao filme e também li o livro. Claro, que como toda adaptação, o livro é muito mais rico, com mais personagens. Mas, o fato de o filme ter várias cenas gravadas dentro do Carandiru mesmo, nos leva a imaginar como aquele tanto de gente convivia ali num espaço para 4 mil presos. E a superlotação culmina com a rebelião que acabou em massacre por parte da polícia, quando em outubro de 1992, 111 presos foram mortos. É quando as cenas mais apelativas aparecem – o mar de sangue, um preso que morre “crucificado” preso a uma grade, um sobrevivente lendo a Bíblia, rodeado de corpos.

Mas, gente, o que eu ADORO nesse filme, claro que é a participação do meu querido, amado, idolatrado, super-mega-master-ultra número 1 do Top Five, Rodrigo Santoro. Podem falar o que quiser, mas mesmo como um travesti com seios e baby-doll preto, ele está maravilhoso!!!!! E no DVD duplo tem um vídeo só com a preparação dele pra se transformar na “mulher” Lady Di.

Nota: 3 popcorns. O filme mostra uma realidade muito dura, que a gente esquece que existe. Vale pelo Rodrigo Santoro (claro!), mas é muito apelativo.

Êeee, filme que não precisa de legenda!!!



Ficha técnica:
Ano de lançamento: 2003
direção: Hector Babenco
roteiro: Hector Babenco, Fernando Bonassi e Victor Navas, baseado em livro de Dráuzio Varela
produção: Hector Babenco e Flávio R. Tambellini
elenco: Luiz Carlos Vasconcelos, Mílton Gonçalves, Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Caio Blat

Amorecos,

Só quero pedir desculpas por não estar respondendo aos comentários. Mas, estou lendo todos, ok? E assim que essa correria maluca passar, eu vou responder todos, ok?

E amanhã tem vencedor do Oscar por aqui.

bjoks

2 comentários:

  1. Eu só vi esse filme uma única vez, mas o livro li três... rsrsrs!!

    Vou ver de novo!!

    :-)

    ResponderExcluir