26.12.10

Dia 86 - Filme 86 - Capote

Bom dia, amorecos!!!

Aqui na capital mato-grossense, pra variar, tá um calorão e ainda está de manhã, pois o fuso horário ajuda!!!!

Então, crianças, como expliquei hoje de madrugada, tava muito tarde quando terminei de assistir ao filme de ontem e pedi a licença de vocês para escrever a resenha agora. Valeu pela compreensão, ok?

O filme de ontem foi patrocínio dos meus amigos Neto e Wal, que gentilmente não me cobraram pelo aluguel do DVD na locadora particular deles! Valeu, xuxus!


Bom, o filme que assisti foi "Capote", que fala da história de Truman Capote, um escritor americano que criou o gênero romance não-ficção e que com o livro "A Sangue Frio" publicado em 1966 passou a ser considerado um dos escritores mais importantes dos EUA.

O filme mostra exatamente o período em que Capote está escrevendo esse livro, sobre o assassinato de uma família de quatro pessoas no estado do Kansas, por dois homens que passaram pela cidade de Holcomb no dia 14 de novembro de 1959.

Capote chega à cidade com sua ajudante de pesquisa, a escritora Harper Lee, autora do sucesso literário americano, O Sol é para Todos. Eles reviram a cidade atrás de informações sobre os assassinatos e Capote acaba tendo acesso aos criminosos, criando uma relação especial com Perry Smith, um dos matadores, durante anos. Esse contato vira amizade por parte de Smith que revela todos os detalhes das mortes.

O interessante do filme é essa forma de mostrar o escritor não de um jeito biográfico demais, tipo, desde que nasceu até sua morte. Mostrá-lo durante a construção de um livro, ficou diferente, mas muito real. Um homem egocêntrico, perturbado e depressivo é a imagem de Truma Capote que ficou para mim, mas também extremamente genial.

Nota: 4 popcorns. Philip Seymour-Hoffman está perfeito no papel principal, mas o filme é longo e acaba sendo cansativo.

Trailer curtinho:



Ficha técnica:
título original: Capote
ano de lançamento: 2005
direção: Bennett Miller
roteiro: Dan Futterman, baseado em livro de Gerald Clarke
produção: Caroline Baron, Michael Ohoven e William Vince
música: Mychael Danna
fotografia: Adam Kimmel
elenco: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr., Chris Cooper.

Alguém quer um pouco de calor???? Pode levar tudo!!!!!!! Vixi!!!!!

bjoks e hoje é dia de Oscar aqui no 365Pipocas. Aguardem!

6 comentários:

  1. E aí amiga, já desacostumou com o calor de Cuiabá??rsss... Mas de fato, não é pra qualquer um....rs... Eu assisti este filme há muito tempo e não me lembro muito bem da história, mas este ator é demais e na minha opinião qualquer filme que ele faça vale a pena assistir! Parabéns pelo blog má e estou torcendo pra vc ir pro JÔ!!! rs.... Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que dedicação!
    Até as 3 da manhã?!

    Pelo menos o filme foi bom, né?!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Mari,

    os dois livros têm filmes muito bons, vale a pena. O Sol é para Todos é um dos clássicos norte-americanos. :-)

    Agora, Truman Capote, Tom Wolfe e Gay Talese são os maiores expoentes do chamado "new jornalism", técnica onde o jornalista usa histórias de pessoas comuns para narrar um fato. É a mistura de jornalismo factual com ficção, e é sublime quando bem realizado. Capote chegou ao ápice com A Sangue Frio, mas podemos citar também outros autores: Charles Dickens, Hernest Hemingway, Euclides da Cunha, Mario Vargas Llosa e Gabriel García Márquez.

    Por que você acha que eu quis fazer jornalismo?!

    Foi um prazer imenso assistir o processo de construção das histórias que eles nos contam.

    :-)

    ResponderExcluir
  4. Wal, eu também acho o Phillip Seymour Hoffman um ótimo ator. Acho que gosto dele desde um filme que ele fez com o Robert De Niro, e o Phillip fazia o papel de um travesti, que chama-se "Ninguém é perfeito". Mas, ele conquistou meu coração em "Magnólia" que logo vai estar aqui no 365.

    ResponderExcluir
  5. Kekel, pra você ver o quanto eu amo esse blog!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Aline, eu também achei muito legal essa forma de escrever. Mas, a publicidade é uma área muito melhor! eheheeheheh

    ResponderExcluir