11.1.11

Dia 103 - Filme 103 - Spartacus


Olá, meus amores!

E aí? Gostaram da promoção de aniversário do 365Pipocas? Que bom que muita gente participou e parabéns ao vencedor!

Hoje, quase terminando minhas férias, snif, snif, aproveitei pra dormir até bem tarde, tipo 12h45. ;) Depois, fiquei zapeando pela TV a cabo e pela internet e fui assistir ao filme de hoje, indicado e emprestado pela minha amiga Aline (Jasmin Tuk, para os íntimos). Valeu, flor!


É até vergonhoso dizer que nunca tinha assistido a "Spartacus". Nunca tive vontade de pegar esse filme na locadora, apesar de saber da importância dele para a história do cinema. Mas, com o blog, tive a oportunidade de assistí-lo.

Spartacus (Kirk Douglas) é um homem que nasceu escravo no Império Romano. Condenado à morte por morder um guarda, ele é "salvo" por um "empresário" de gladiadores que o compra e o leva para sua escola para treiná-lo na arte do combate de entretenimento (hummm, acho que já vi essa história essa semana).

Um belo dia, dois casais de romanos poderosos chegam à escola e ordenam que sejam agraciados com dois combates até a morte, entre gladiadores que as mulheres dos romanos escolhessem. Spartacus é um deles e perde sua luta. Seu opositor não tira sua vida e agride os romanos que o matam.

A morte do amigo causa revolta em Spartacus que acaba por liderar uma rebelião em toda a Itália, massacrando os exércitos romanos que subestimaram a força do povo escravo. Ele e seus liderados travam muitas batalhas, até chegarem a luta final, encurralados a caminho de Roma.

O filme também mostra a política no Senado Romano, as armações dos políticos, as alianças... Não muito diferente do que acontece hoje. Além disso, conta com milhares de figurantes e me surpreendeu por ser um filme de Stanley Kubrick. Eu não conheço muita coisa desse diretor, mas pelo que eu sei não é muito o estilo dele. Até vi uma crítica dizendo que Spartacus é mais Kirk Douglas do que Kubrick, por causa da fama do primeiro, que convidou o segundo para a direção, impondo algumas de suas idéias.

Nota: 4 popcorns. Eu achei o filme interessante, mas é extremamente cansativo. São 3 horas de história, mas com muitas cenas longas e sem diálogos, que me fizeram cochilar.

Trailer muito engraçado dos velhos tempos. Mas, sem letrinhas.



Ficha técnica:
título original: Spartacus
ano de lançamento: 1960
direção: Stanley Kubrick
roteiro: Dalton Trumbo, baseado em livro de Howard Fast
produção: Edward Lewis
música: Alex North
fotografia: Russell Metty
direção de arte: Eric Orbom
elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Peter Ustinov, Jean Simmons, Charles Laughton

Amorecos,

amanhã é dia do maridinho aqui no blog. Boa sorte, Marina!!!!

bjoks

Um comentário:

  1. Mari,

    esse filme eu assistia desde criança (acho que naquelas programações de final de ano da Globo... rsrs!!). No início era mais pela questão épica, mas depois descobri que ele é uma referência mesmo. Até os realizadores de Gladiador (sim, vc já viu essa história esses dias... rsrs!!) não negam a influência.

    Fora que os envolvidos eram notórios "rebeldes" em Hollywood, começando pelo Kirk até o roteirista. É uma obra que mudou muita coisa, como a forma de apresentar romances em tela.

    Para não falar da presença luxuosa dos coadjuvantes. Peter Ustinov ganhou muitos prêmios pela interpretação e Laurence Olivier, bem, é o maior ator shakespereano que já existiu.

    Não sou fã do Kubrick, mas acho que ele mandou bem!

    :-)

    ResponderExcluir