13.1.11

Dia 105 - Filme 105 - Deus e o Diabo na Terra do Sol


Olá, minha gente!

Últimos dias de férias, buáaaaaaa! Queria mais uns três meses de descanso, sombra e água fresca. Mas, como não sou deputada e nem trabalho no judiciário, na segunda a labuta continua.

O filme de hoje foi patrocinado pela minha tia e minhas primas, lindonas por sinal. Valeu, mais uma vez, flores!!!

Eu nunca tinha assistido a nada do Glauber Rocha. Nem sabia muito sobre a história dele, o estilo de seus filmes ou como ele trabalhava. Conhecia a fama dele de ser um homem à frente de seu tempo, apaixonado pelo povo brasileiro, mas nunca tive acesso aos seus filmes.



"Deus e o Diabo na Terra do Sol" é considerado um marco no cinema novo brasileiro. Foi gravado em Monte Santo na Bahia, com atores contracenando com a população local. O filme conta a história de Manoel (Geraldo Del Rey) e sua mulher Rosa (Yoná Magalhães), que vivem no sertão nordestino e lutam pela sobrevivência. Após matar seu patrão que o passou pra trás, Manoel foge com a esposa. Os dois se juntam a um grupo religioso que segue o "santo" Sebastião, que promete a salvação a todos que seguirem suas orientações de penitência e dedicação fervorosa às vontades de Deus.

O grupo de Sebastião é perseguido por Antônio das Mortes, um matador contratado pelos latifundiários da região para acabar com ele e seus seguidores, pois depois que o beato apareceu, a Igreja começou a perder renda com os serviços que presta à população. O matador acaba com todo o grupo de Sebastião, com exceção de Manoel e Rosa que mais uma vez fogem e se juntam a um bando de cangaceiros, sobreviventes do massacre contra Lampião e Maria Bonita, liderados pelo terrível Corisco (Othon Bastos).

O filme é cheio de mensagens nas entrelinhas. Sebastião representa o Deus do título, enquanto Corisco é o Diabo. Os dois vivem no sertão tentando sobreviver à sua maneira, cada qual agindo de acordo com o que acredita, o bem e o mal que acabam influenciando a vida de Manoel e Rosa. O sofrimento e a opressão ao povo nordestino, a ligação exagerada à salvação pela religião e a esperança de que o "sertão vai virar mar", ou seja, que aquele povo ainda vai ser feliz um dia, são muito bem expostos por Glauber Rocha nesse filme que marca a história do cinema brasileiro.

Nota: 3 popcorns. Eu sei que o filme representa muito para o cinema brasileiro, mas me deixou super cansada! É muito longo, cheio de cenas sem diálogos que dão sono mesmo! Só que não é qualquer diretor que pode apresentar uma trilha sonora composta por Heitor Villa-Lobos, não é mesmo?



Ficha técnica:
título original: Deus e Diabo na Terra do Sol
ano de lançamento: 1964
direção: Glauber Rocha
roteiro: Glauber Rocha e Walter Lima Jr.
produção: Luiz Augusto Mendes
música: Heitor Villa-Lobos
fotografia: Waldemar Lima
elenco: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Maurício do Valle, Othon Bastos

Amanhã vou cumprir a promessa e acertar as contas da categoria "And the Oscar goes to..." Aguardem!

bjoks

Um comentário:

  1. Vamos agilizar essa história de 3 meses aí!!! Onde eu assino?!... rsrsrs!!

    Vou contar um segredo: estudei com o filho do Glauber Rocha... rsrsrs!! Bom, pelo menos era a lenda, eu nunca perguntei para ele, né?! Ele fez Rádio e TV na Unesp e chama Pedro Rocha (adorava rir da cara dele por causa do nome... rsrsrs!!).

    Deus e o Diabo... é excelente para jogar mímica. Ele e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, claro! Não há mímica possível... RSRSRSRSS!!

    Falando sério, são filmes de experimentação, muito ligados à Novelle Vague (?) francesa, ao surrealismo espanhol e ao neorealismo italiano e um pouquinho no Bergman. São obras conceituais, que estouram a iluminação, extrapolam os silêncios e querem provar que qualquer um pode fazer cinema. "Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". Todas essas escolas cinematográficas são mesmo referências. Veja as obras do Luiz Fernando Carvalho, por exemplo, bebem muito do Cinema Novo.

    Bom, mas realmente não são filmes fáceis, mesmo. São por demais icônicas, então é preciso entrar no mundo do diretor para entender boa parte das imagens... rsrsrs!!

    ResponderExcluir