16.1.11

Dia 107 - Filme 107 - Boa Noite e Boa Sorte


Olá, meus amores!!!

E aí? Como vão aproveitar o domingão? Aqui na casa da mamãe o tempo melhorou, mas ainda está aquele friozinho de chuva. Vontade de ficar na cama até tarde não faltou, mas como amanhã eu volto à realidade de ter que trabalhar para pagar as contas, resolvi acordar mais cedo para que não seja tão difícil quando o relógio despertar nessa segunda-feira.



Bom, o filme desse sábado foi o "Boa Noite, Boa Sorte", dirigido e estrelado "coadjuvantemente" por George Clooney, sobre o trabalho do âncora da CBS, Ed Murrow que enfrentou o Senador Joseph McCarthy na década de 1950, quando o político iniciou uma caça às bruxas, acusando todo mundo de pertencer ao partido comunista.

Ed e seus companheiros da CBS, comandados por Fred Friendly (George Clooney), produtor do programa de Ed, resolvem expor a política de McCarthy de forma aberta, sem rodeios ou máscaras, forçando o governo a mostrar os dois lados da questão. Isso faz com que o Senador passe a ter como alvo principal o âncora, o que gera um grande debate sobre a liberdade de imprensa, finalizando com a derrota de McCarthy.

O filme foi gravado em preto e branco e Clooney usa várias técnicas que deixam a história com tom de documentário, como se fizéssemos parte como expectador do que estava começando a ser uma parte da história política dos EUA. Muitas cenas com câmera na mão, diálogos rápidos e com grande sintonia do elenco, fazem do filme uma coisa boa de se ver. Astros desfilando em papéis pequenos, mas densos como Jeff Daniels (Pleasantville - A Vida em Preto e Branco), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) e Frank Languella (Frost/Nixon). Mas, o filme mesmo é do protagonista Ed Murrow, vivido por David Strathairn, um ator que está mais nos papéis coadjuvantes, mas que brilha nesse filme.

Nota: 4 popcorns. O filme é ótimo e George Clooney comprova que além de astro de sucesso, também dá show em direção. Mas, os diálogos rápidos demais me fizeram ficar perdida em algumas partes.

Trailer em preto e branco, mas com letrinhas.



Ficha técnica:
título original: Good Night, And Good Luck
ano de lançamento: 2005
direção e roteiro: George Clooney
produção: Grant Heslov
fotografia: Robert Elswit
direção de arte: Christa Munro
elenco: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr., Patricia Clarkson, Jeff Daniels, Frank Languella

Xuxus, hoje é dia de Oscar e Globo de Ouro por aqui, eheheeh. Mas, não se preocupem, um de cada vez. Vamos nos encontrar no Red Carpet?

bjoks

Um comentário:

  1. Mari, esses comentários sobre chuva e cama... acho que vou pedir férias hoje mesmo... rsrsrss!!!

    Bom, esse é um dos melhores filmes sobre jornalismo, junto com Todos os Homens do Presidente. Deu um orgulho danado de ter escolhido a mesma profissão que Ed Murrow. :-)

    O Paulo Henrique Amorim se despede com "boa noite e boa sorte" e, com esse filme, eu descobri de onde ele tirou isso. Adorei!!

    Para mim, todos estão perfeitos nos papéis! Os homens em geral são coadjuvantes, mas mostraram que têm MUITA envergadura para serem principais.
    :-)

    ResponderExcluir