23.1.11

Dia 115 - Filme 115 - Todos os Homens do Presidente


Olá, bonitos e bonitas!

Domingo da preguiça, mas com muita coisa pra fazer. Acabei de encontrar uns amigos, conhecemos um restaurante novo e ainda passei no supermercado pra comprar umas coisinhas ou a minha diarista me matava!!!


O filme de hoje foi um patrocínio da minha amiga Aline (Jasmin), que está me ajudando a aumentar o número de filmes de outras décadas que não sejam 1990 e 2000. E o filme é a cara dela, jornalista apaixonada, defensora da necessidade do diploma e tudo mais. Valeu, flore!!!

Eu já tinha assistido a "Todos os Homens do Presidente", mas não me lembrava direito da trama toda. Meses antes da reeleição do presidente Richard Nixon, cinco homens são presos com câmeras e microfones no quartel-general do Partido Democrata, o edifício Watergate. Dois jornalistas do Washington Post, Bob Woodward (Robert Redford, o Brad Pitt daquela época) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) começam a investigar o que esse grupo fazia no edifício.

O que parecia ser apenas um incidente pequeno de briga entre partidos, revelou ser um esquema de espionagem envolvendo até ex-membros do FBI e da CIA. Woodward e Bernstein buscam a fundo as informações a respeito da participação de membros do Comitê da campanha de reeleição de Nixon no esquema de Watergate. No fim das contas, os dois desmascaram a maior treta já realizada por um partido político, fazendo com que o então presidente Nixon renuncie ao cargo, ato nunca realizado por outro presidente dos EUA.

O filme é puro jornalismo. Fontes anônimas, telefonemas reveladores, anotações em guardanapos ou maços de cigarros e a construção dos fatos com base no testemunho dos envolvidos. Outra coisa curiosa é a forma como a matéria é elaborada, o cuidado dos editores em publicar ou não aquela bomba, tomando decisões pensadas, sem impulsos, o que faz o material ter credibilidade. Redford e Hoffman dão um show e o filme é dirigido por Alan J. Pakula, o mesmo de A Escolha de Sofia, que eu quero assistir novamente, agora no blog. Indicado a oito Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor. Venceu nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (Jason Robards), Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado.

Curiosidade: os jornalistas reais, Bob Woodward e Carl Bernstein ganharam vários prêmios com seu trabalho no caso Watergate e ainda trabalham envolvidos com jornalismo, de acordo com a Wikipédia.

Nota: 5 popcorns. O filme é excelente, mesmo sendo tão rápido quanto à investigação, o que deixa a gente sem fôlego pra entender toda a trama. Recomedadíssimo!

Trailer sem letrinhas :(



Ficha técnica:
título original: All the President's Men
ano de lançamento: 1976
direção: Alan J. Pakula
roteiro: William Goldman, baseado em livro de Bob Woodward e Carl Bernstein
produção: Walter Coblenz
música: David Shire
fotografia: Gordon Willis
edição: Robert L. Wolfe
elenco: Dustin Hoffman, Robert Redford, Jason Robards, Jack Warden, Jane Alexander

Lindões,

amanhã tem comédia por aqui.

bjoks

2 comentários:

  1. Jornalistas unidos, só na tela do cinema!!... rssrsrs!!

    Brincadeiras à parte, esse filme é outro clássico dos anos 70: cinema autoral e engajado, bem ao estilo do Robert Redford mesmo. Não é atoa que ele criou o festival Sundance de cinema alternativo, né?!

    Gostei de saber que o filme é a minha cara... rsrrsrs!!

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Nininha, esse filme é muito bom mesmo, né? Robert Redford, que poderia muito bem ser pai do Brad Pitt, está ótimo!

    ResponderExcluir