27.1.11

Dia 119 - Filme 119 - Biutiful


Olá, belezuras!

Nessa corrida para assistir ao máximo de filmes que estão no Oscar 2011, hoje consegui ver um dos indicados a Melhor Filme Estrangeiro e a Melhor Ator, para Javier Barden (Vicky Cristina Barcelona), com a minha amiga Aline. Valeu pela companhia e pela carona, flore!

"Biutiful" é um filme dirigido por Alejandro González Iñárritu (Babel), que fala da história do único personagem principal Uxbal (Javier Barden) e sua vida no submundo de Barcelona. Pai de dois filhos e separado da esposa problemática, ele tenta educar as crianças da melhor forma possível, ganhando a vida como agenciador de estrangeiros ilegais que trabalham com todo tipo de pirataria e ainda como um médium que ganha dinheiro de pessoas que acabaram de perder seus entes, ao contar a elas as últimas palavras do morto.

Ao saber de uma notícia terrível sobre sua saúde, Uxbal tenta resolver a vida de seus filhos da melhor maneira possível, preparando-se para o pior. Aí vemos as várias facetas dele. O pai dedicado que ama a sua maneira; o "patrão" que ainda pensa na dignidade do ser humano; o ex-marido que ainda tem esperanças na esposa; e o malandro que perturbado com o que pode virar sua família, tenta juntar o máximo de grana possível, mesmo que ilícita.

O filme é pesado, daqueles em que a verdade é estampada na tela o tempo todo e o espectador observa tudo, com um nó na garganta que se transforma em pena pela vida dura e asquerosa de Uxbal e sua família. Eu já tinha gostado de Babel, filme de Iñárritu indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e outras quatro. O elenco se completa de forma brilhante, mas "Biutiful" é um filme de um homem só e Javier Bardem é o filme. Vive um personagem que poderia muito bem ser alguém que conhecemos do submundo oculto, que ninguém comenta, dramático na medida certa e com certeza merecedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes e da indicação a Melhor Ator do Oscar 2011.

Nota: 4 popcorns. Não é um filme que agrada todo mundo, mas eu achei muito bom. Um pouco longo, mas cheio de detalhes e técnicas de cinema que o deixam melhor ainda.

Êba!!! Trailer com legendas.



Ficha técnica:
título original: Biutiful
ano de lançamento: 2010
direção: Alejandro Gonzalez-Inarritu
roteiro: Alejandro González Iñárritu, Armando Bo e Nicolás Giacobon
produção: Alejandro González Iñárritu, Jon Kilik e Fernando Bovaira
música: Gustavo Santaolalla
fotografia: Rodrigo Prieto
direção de arte: Marina Pozanco
figurino: Bina Daigeler e Paco Delgado
edição: Stephen Mirrione
elenco: Javier Bardem, Maricel Álvarez, Hanaa Bouchaib, Guillermo Estrella

Amorecos,

amanhã, mais uma troca de categorias por aqui. Mas, por uma boa causa.

bjoks

Um comentário:

  1. Eu que agradeço, moça!! Às ordens para assistir mais... rsrss!!

    Gosto muito dos filmes desse trio de mexicanos: Iñárritu, Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno e os Hellboy) e Alfonso Cuáron (Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban - o melhor da série - e Filhos da Esperança). Além de serem amigos, eles têm um frescor e uma inventividade que falta ao cinema norte-americano.

    O imaginário deles tem algo dos contos de fadas latinos, com exploração do suspense mesmo num drama como Biutiful, simplesmente não colocando o espectador como onipresente. Os enquadramentos diferentes do "plano americano", a utilização das sombras, a negação das seqüências clichês para a audiência tornam cada obra um pequeno diamante. Se de verdade ou de mentira, vai de cada um.
    :-)

    ResponderExcluir