5.2.11

Dia 127 - Filme 127 - Fantasia


Olá, meu povo!

De volta a casinha da mamãe para mais um fim de semana. Chegamos tarde aqui ontem, então só deu tempo de ver o filme e a crítica ficou pra hoje.

O filme de ontem foi um patrocínio da minha amiga Aline, que cada vez mais tem uma locadora pessoal maior, o que eu acho ótimo! Valeu, flore!

Sinceramente, eu não me lembro de quando assisti a "Fantasia". Acho que eu era muito criança, então o que mais me marcou foi a aparição do Mickey como um aprendiz de mago. Por isso, sempre que alguém falava nesse filme, eu imaginava que tudo era baseado na presença de Mickey no filme todo.

Mas, Fantasia é um filme com várias histórias, cada uma ao som de uma música clássica de compositores famosíssimos como Bach, Tchaikovsky, Stravinsky, Beethoven e outros. Com cenas de desenhos abstratos que "dançam" ao som da música, ou hipopótamos e elefantes dançando ballet, ou mesmo a evolução da vida na Terra desde micróbios até os dinossauros, o desenho é o casamento do visual com a música e cada desenho segue as evoluções da sinfonia.

De verdade, o filme é perfeito por ter sido feito em 1940. Mas, não acredito que seja voltado para crianças. É muuuuito parado e as músicas clássicas não devem atrair muito os pequenos.

Nota: 4 popcorns. A idéia é ótima, os desenhos são muito bem feitos, mas eu achei bem cansativo, principalmente no início.



Ficha técnica:
título original: Fantasia
ano de lançamento: 1940
direção: James Algar, Samuel Armstrong, Ford Beebe, Hamilton Luske, Jim Handley, Norman Ferguson, T. Hee, Wilfred Jackson, Bill Roberts, Paul Sattersfield
roteiro: Joe Grant e Dick Huemer (sequências de orquestra); Lee Blair, Elmer Plummer e Phil Dike ("Toccata e Fuga em Ré Menor"); Sylvia Moberly-Holland, Norman Wright, Albert Heath, Bianca Majolie e Graham Heid ("Suíte Quebra-Nozes"); Perce Pea
produção: Walt Disney
fotografia: James Wong Howe e Maxwell Morgan
direção de arte: Ken Anderson, J. Gordon Legg, Lance Nolley, Yale Gracey, Herbert Ryman e Hugh Hennesy ("Sinfonia Pastoral"); Bruce Bushman, Curtiss D. Perkins, Al Zinnen e Arthur Byram ("Suíte Quebra-Nozes"); Robert Cormack ("Toccata e Fuga em Ré Menor")

Xuxus,

daqui a pouco tem a crítica de hoje.

bjoks

Um comentário:

  1. Mari,

    eu tive a mesma impressão que você quando assisti agora: não é feito para crianças... rsrss!!
    Lembro de assistir Fantasia nos domingos de manhã, quando passava Disneylândia depois do Globo Rural (eu acordava 07 horas da manhã p/ assistir. Adorava!!... rsrss!!).
    Disney sempre colocou música clássica em seus desenhos, mas nunca havia feito (e ninguém fez depois) desenhos "a partir" delas. Acho que isso o torna tão citado, festejado e copiado... rsrsrs!!

    A minha videoteca (ou seria DVDteca?!?... rsrss!!) está melhorando. E está às ordens.
    :-)

    ResponderExcluir