8.2.11

Dia 131 - Filme 131 - Laranja Mecânica


Olá, amados!

O filme de hoje foi indicado pela minha tia lindona, que hoje deve estar babando com o neto postiço que ela ganhou. Parabéns pra Jú, tia! E obrigada pelo empréstimo do DVD ;)

Acho que todo mundo já ouviu falar de "Laranja Mecânica" de Stanley Kubrick e não da seleção holandesa de futebol ;) Bom, eu sempre imaginei como seria esse filme super famoso desse diretor bem diferente de todos, mas nunca pensei que seria toda essa loucura que eu vi hoje.

O filme fala de Alex DeLarge, um adolescente delinquente que curte Beethoven, vive em Londres num futuro indeterminado e comanda uma gangue de marginais que gosta de espancar, roubar, estuprar e matar pessoas gratuitamente. Após um crime brutal, Alex é enviado para a prisão onde deve permanecer trancafiado por 14 anos. Lá ele descobre que o governo está desenvolvendo um novo método corretivo para prisioneiros que pode deixá-lo livre bem antes do que ele imagina. Esperto, ele dá um jeito de ser escolhido para o tratamento.

A idéia é que os criminosos sejam tratados através de injeções, análise do cérebro e, principalmente, assistindo sessões de vídeo intermináveis onde são mostradas as piores formas de violência, até que o corpo do "paciente" comece a reagir fisicamente a cada cena. Esse é o truque do tratamento: sempre que o criminoso pensa em cometer um ato violento, seu corpo diz que não, deixando-o sem escolha própria de usar a violência ou não.

O filme é uma viagem maluca! Tudo é baseado no sexo, violento ou consensual. A violência está na vida de Alex como parte dele, desde o seu olhar até o seu menor gesto. Sinceramente, eu achei que não ia gostar de nada no começo do filme, mas achei interessante. Mas, pra assistir uma vez só tá bom.

Nota: 3 popcorns. Pode ser um filme perfeito para muitos, principalmente pela influência dele no cinema, mas pra mim a nota é essa.

Trailer "The book is on the table".



Ficha técnica:
título original: A Clockwork Orange
ano de lançamento: 1971
direção: Stanley Kubrick
roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro de Anthony Burgess
produção: Stanley Kubrick
música: Wendy Carlos
fotografia: John Alcott
direção de arte: Russell Hagg e Peter Shields
figurino: Milena Canonero
edição: Bill Butler
elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke

Lindões,

amanhã é dia do maridinho aqui no blog. Bem que ele podia me indicar um filme do Oscar no cinema, né?

bjoks

3 comentários:

  1. Já chupei dessa laranja, e muito... É por isso que hoje eu sou ultra-violento!!!!!
    E por isso que eu torço pro time da Holanda!! (???!!)

    E por isso tbm que eu AMO o Stanley Kubrick!!!!
    Excelente filme, pra qualquer ocasião!!!!!!!!!!!!!!!
    Festa de criança, casamento, aniversário, fim de semana sozinho, ou acompanhado de amigos, ou com uma mina...
    Ultra-cult!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. RSRSRSRSRSRSRSRSRRS!!
    Erich, eu acrescentaria: batizado e visita da tia quarentona... RSRSSS!!

    Bom,
    eu só vi Laranja Mecânica duas vezes: a primeira com uns 14 anos e a outra para as minhas aulas de cinema na faculdade, 07 anos depois. E assisti filmes completamente diferentes!

    Acredito que é um filme como O Pequeno Príncipe: cada visita é tem um sabor diferente.

    O que sempre me intrigou foi o olhar do Malcolm McDowell, que depois desse filme não fez nenhum outro interessante (e nem precisa, depois das toneladas de leite que ele tomou... rsrssss!!).

    Como curiosidade, tenho que dizer que uma das cenas que mais me impressionou em toda a minha história é em que os olhos dele são mantidos abertos por uns suportes metálicos enquanto colírio é pingado para lubrificar, tudo para ele não parar de ver as cenas grotescas... Lavagem cerebral ganhou outra dimensão depois disso.
    :-)

    ResponderExcluir
  3. É, garotos, eu achei o filme cult demais pro meu gosto. Mas, concordo que é um super clássico que deve ser visto para pelo menos dizer que não gostou, eheheeh.
    bjoks

    ResponderExcluir