10.2.11

Dia 133 - Filme 133 - Cisne Negro


Olá, xuxus!

Hoje, consegui assistir a mais um filme indicado ao Oscar de Melhor Filme de 2010. Fui acompanhada da minha amiga Aline (@Jasmintuk) e saímos, as duas, impressionadíssimas com esse filme que pra mim não é suspense, mas é terror dramático mesmo!!! E olha que eu já cheguei avisada ao cinema!

"Cisne Negro" é um filme de passagem, mudança, crescimento. A transformação de uma menina doce e frágil em uma mulher desejada, forte, amada. Tudo isso, tendo como pano de fundo a vida de uma bailarina, Nina Sayers, que sonha e treina muito para ser reconhecida numa companhia de dança de Nova Iorque.

E o trabalho árduo é finalmente recompensado quando ela é escolhida por Thomas, o diretor da companhia, como a Rainha Cisne, que na versão do balé "O Lago dos Cisnes" terá a bailarina principal dançando os papéis do Cisne Branco e do Cisne Negro. Nina que já sofria com a própria pressão de ser uma bailarina perfeita, além da cobrança de sua mãe (uma antiga bailarina, que vê na filha a possibilidade de realizar seus sonhos), passa a ficar paranóica para estar à altura do papel dado a ela. Com isso, a loucura do filme, que já apareceu desde o início, fica ainda maior. Com a chegada de uma nova bailarina, Lilly, sexy e muito segura de si, Nina passa a sentir que seu lugar está ameaçado.

Gente, vocês não tem noção do quanto esse filme é desconcertante, chocante, agoniante e perturbador. Nina começa a ver coisas e a imaginar situações horríveis que nos deixam sem saber se são reais ou se o imaginário desordenado dela está falando mais alto. O filme me deixou com uma sensação pesada, inquietante, chegando a ficar aflita com tudo o que foi jogado na tela.

Natalie Portman está no papel de sua vida, perfeita como a bailarina dedicada, extremamente responsável e até chata de tão perfeitinha. A forma como ela se transforma, passando do meigo ao sexy, da frigidez ao desejo latente é impressionante. O diretor Darren Aronofsky conduz o filme e o elenco de forma brilhante, fazendo com que os sentimentos que queria passar para o público sejam considerados até palpáveis, tamanha é a força do filme.

Nota: 4 popcorns. Sinceramente, apesar de ter gostado muito do filme, acredito que não vou revê-lo. Não gostei de como me senti após sair do cinema. Apesar disso, é recomendadíssimo!

Trailer sem legendas.



Ficha técnica:
título original: Black Swan
ano de lançamento: 2010
direção: Darren Aronofsky
roteiro: Andres Heinz e Mark Heyman, baseado em história de Andres Heinz
produção: Scott Franklin, Mike Medavoy, Arnold Messer e Brian Oliver
música: Clint Mansell
fotografia: Matthew Libatique
direção de arte: David Stein
figurino: Amy Westcott
edição: Andrew Weisblum
efeitos especiais:Matt Kushner
elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel

Bonitos e bonitas,

espero que gostem dessa temporada de filmes do Oscar aqui no 365Pipocas.

Amanhã, algo mais light por aqui. Dia das Crianças!

bjoks

7 comentários:

  1. Ai Mari, já queria ver este filme... depois do seu comentário e do trailer, fiquei com mais vontade ainda. Parece ser muito louco!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Qualquer coisa que se disser sobre esse filme, qualquer descrição ou crítica não consegue exprimir o que se sente ao vivenciá-lo.

    Para mim, é Bergman com música e computação gráfica... rsrs!!

    A marca desse diretor, de nos confundir com imagens do consciente e subconsciente dos personagens e de filmar praticamente tudo em close, ou meio-close, já era percebida nos filmes anteriores. Mas ele chegou ao ápice em Cisne Negro. Ele confia plenamente nos atores, para dar tamanha ênfase a eles.

    A experiência de presenciar essa transformação tão dolorida e necessária é única. E eu concordo com você, Mari, é filme de uma vez só. Os sentimentos que experimentamos é tão intenso e poderoso que chega a dar medo.

    Eu só me senti assim com um único outro filme: O Iluminado.

    Para mim, cada vez mais, se evidencia a volta do "cinema do diretor", quando as pessoas iam ver filmes sabendo a estética que encontrariam.

    É isso: Bergman para o século XXI.

    :-)

    ResponderExcluir
  3. Meninas, como confirmou a Aline, assistam! Vale a pena demais! E, Aline, concordo com você da volta dos filmes de diretor. Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Flor... esquece a pergunta que te fiz antes se já tinha assistido.... rsss.... eu simplesmente amei este filme, de longe, um dos melhores que já vi... bjoss...

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é chocante, extremamente, mas é muito bom. Vale a pena assistir ;*

    ResponderExcluir
  6. Meninas, é bom mesmo né? Era o meu segundo candidato a melhor filme no Oscar, perdendo só para A Origem. Mas, não deu!!!
    bjoks

    ResponderExcluir