13.2.11

Dia 135 - Filme 135 - O grande desafio


Olá, queridões!!!

Pensa na preguiça desse domingo!!! Fui almoçar na casa da vovó, agora voltei pra casa de mommy e tá uma chuvinha deliciosa lá fora!!! Tô aqui escrevendo agora e já, já, vou cair na cama. ;)

De novo ficou super tarde pra publicar o filme de ontem, então a crítica tá vindo hoje, ok?

Eu nunca tinha ouvido falar desse filme dirigido e estrelado por Denzel Washington, produzido pela Harpo Films, o estúdio da Oprah Winfrey. "O Grande Desafio" conta a história real do professor Melvin Tholson, que nos anos 1930 comandou uma equipe de debates de estudantes da Willey College, uma faculdade pequena do Texas. Formada por quatro estudantes negros, a equipe fez muito sucesso derrotando várias escolas até ser convidada a participar de um debate com estudantes de Harvard, evento que foi transmitido via rádio para todos os EUA, tamanho era o interesse da população por competições desse tipo.

Na verdade, o filme não é só sobre debates entre estudantes e sim, sobre preconceito entre brancos e negros. O racismo, as atrocidades cometidas pelos brancos e o separatismo das raças em todos os níveis da sociedade são os principais temas das disputas de palavras. As idéias revolucionarias de Tholson, líder do primeiro sindicato de trabalhadores da região, taxado como comunista e incluído na "Lista Negra" também fazem parte da história, que mostra ainda a vitória sem violência, com argumentos bem elaborados, transmitidos por jovens sonhadores, mas conscientes de sua importância como negros.

Nota: 3 popcorns. O filme é bacana, mas achei a história batida. Mas, mostraram o racismo de uma forma muito inteligente e os atores estão ótimos!



Ficha técnica:
título original: The Great Debaters
ano de lançamento:2007
direção: Denzel Washington
roteiro: Robert Eisele, baseado na história de Robert Eisele e Jeffrey Porro
produção: Todd Black, Kate Forte, Joe Roth e Oprah Winfrey
música: Peter Golub e James Newton Howard
fotografia: Philippe Rousselot
direção de arte: John R. Jensen
figurino: Sharen Davis
edição: Hughes Winborne e John Breinholt
elenco: Denzel Washington, Nate Parker, Denzel Whitaker, Jurnee Smollett, Forest Whitaker

Lindões,

mais tarde tem o filme de hoje, ok?

bjoks

4 comentários:

  1. Nossa, esse filme é novidade total... rsrsrs!!

    Denzel gosta muito de se engajar em filmes com a temática do racismo e como lutar contra ele (Tempo de Glória, Malcolm X, Hurricane, O Gângster), cada personagem a seu modo.

    Gosto muito dele e de suas escolhas, pois acho que é um exemplo para qualquer pessoa. Além dele ser lindo demais, né?!... rsrsrs!!

    Está na minha lista para ver.
    :-)

    ResponderExcluir
  2. ixiiii eu nem acabei de assitir
    mas concordo com vc axei a historia meio batida
    =*
    bjuu!

    ResponderExcluir
  3. Aline, eu gosto do Denzel, mas esse filme eu achei médio, sabe? Os dois primeiros que você citou eu nunca vi, mas Hurricane e o Gângster (principalmente esse último) dão de 10 a 0 nesse O Grande Desafio.

    ResponderExcluir