16.2.11

Dia 138 - Filme 138 - Apenas uma vez


Olá, flores do meu core!

Ontem a minha amada e idolatrada Net me deixou na mão. Caiu tudo: TV a cabo, telefone e internet ao mesmo tempo e só voltou depois da meia-noite. E como a semana tá punk, deixei pra escrever a crítica hoje.

O filme de ontem é mais um dos enviados direto da terra da Rainha Elizabeth pelos meus afilhados Karlinha e Kosta que daqui uns dias vão subir no altar. Obrigada pelo presente, amores. E parabéns a eles pelo casório.

O mais legal desse filme é que eu sempre tive vontade de assistí-lo por ter sido o vencedor do Oscar de melhor canção em 2007/2008. E eu nunca tinha comentado isso com a Karlinha. Transmissão de pensamento mesmo.

"Apenas uma vez" é um musical muito diferente. Nada daqueles números de dança meio sem noção as vezes. O filme fala de um músico que toca nas ruas de Dublin, na Irlanda para complementar sua renda da loja de seu pai de conserto de aspiradores de pó. Depois de uma performance musical, ele conhece uma moça muito curiosa que quer saber pra quem ele fez uma de suas músicas e os dois começam a conversar sobre esse assunto. Ela é uma imigrante da República Tcheca que toca piano e ele é um cara traído que compõe pensando na amada.

Quando ele resolve gravar um demo com suas músicas, na esperança de conseguir uma gravadora em Londres, é ela quem o apóia, ajudando a juntar uma banda, além de tocar piano e fazer os backing vocals de todas as músicas.

Gente, o filme é uma delícia de se assistir. Com personagens muito bem elaborados, você se apaixona por esse casal onde nenhum dos dois tem nome, o que não os deixa menos reais. As músicas são excelentes e se misturam ao roteiro, às vezes fazendo parte da conversa, em outras como um pensamento musicado. Os atores principais são músicos na vida real. Ele é vocalista da banda irlandesa The Frames e ela é compositora e tinha apenas 19 anos quando venceu o Oscar.

Nota: 4 popcorns. O filme é fofo! Os atores são ótimos e eu achei bem legal o uso de enquadramentos mais subjetivos, como se observássemos de longe as conversas dos dois. Mas, algumas cenas com imagem muito granulada me incomodaram um pouco.

Trailer com legendas!!!! Iupi!!!



Ficha técnica:
título original: Once
ano de lançamento: 2007
direção e roteiro: John Carney
produção: Martina Niland
música: Glen Hansard e Markéta Irglová
fotografia: Tim Fleming
direção de arte: Riad Karin
figurino: Tiziana Corvisieri
edição: Paul Mullen
elenco: Glen Hansard, Markéta Inglová, Hugh Walsh, Geoff Minogue

Lindões,

a crítica de hoje vem amanhã também, pois tenho várias coisas para estudar. Sorry!

bjoks

3 comentários:

  1. Oiê!!
    Depois de longo e tenebroso inverno, cá estou... rsrss!!
    Tem quase um mês que não posto nada, mas tenho lido de vez em quando. :-)

    Mari, gostei demais desse filme! Nunca vi, mas fiquei curiosa demais depois de ler a sua crítica... rsrss!! Parece um daqueles filmes que de vez em quando nos surpreendem na TV a cabo... rsrsrsrs!!!
    Dica anotada.
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Aline, esse eu tenho aqui em casa. Se quiser te empresto, daí dá pra treinar o inglês, porque só tem legendas são na língua de Bill Shakespeare. bjoks

    ResponderExcluir
  3. muito lindo o filme incrivel:-)nunca vi nada igual

    ResponderExcluir