22.2.11

Dia 144 - Filme 144 - 127 Horas


Olá, meus queridos!!!

Conforme combinado por aqui, as categorias estão malucas nesse período de Oscar. E ontem fui assistir a mais um indicado a Melhor Filme e outros cinco prêmios no próximo domingo. E, pra encaixar direitinho aqui no blog, vou incluir esse filme na categoria de sábado: Quem é mesmo?

“127 Horas” conta a história real de Aron Ralston, vivido por James Franco (Milk; Comer Rezar Amar), um engenheiro que curte a vida fazendo trilhas e praticando rapel. Quando decide explorar os canyons do estado de Utah (EUA), Aron acaba sofrendo um acidente, quando ao cair numa fenda uma rocha prende seu braço direito, impossibilitando que ele o mexa. E nessa hora começa a contagem título do filme.

Mesmo sendo um esportista experiente, conhecendo várias técnicas de sobrevivência, Aron não consegue fazer muito para que sua situação melhore. Com pouca água e comida, em um lugar escuro, ele precisa economizar cada gole daquele líquido precioso e aproveitar cada pedacinho de sol que chega até ele. O frio intenso à noite, os insetos, as dificuldades para realizar suas necessidades biológicas e os delírios causados pelo cansaço vão deixando o filme cada vez mais tenso, enquanto o relógio só avança, até chegar ao ato de desespero que o livra daquele pesadelo. "No spoilers, please"

O diretor Danny Boyle nos brinda com um filme louco, colorido, barulhento e ao mesmo tempo silencioso. Traz um pouco do que nos mostrou em "Quem quer ser um milionário", especialmente na trilha sonora marcante e na edição cheia de mensagens subliminares.

James Franco aguenta o tranco de um filme com um protagonista que fica 90% do tempo sozinho, semelhante a Tom Hanks em "Náufrago". Franco é um xuxuzinho e prova a cada filme que é um excelente e eclético ator. Infelizmente não tem chances no Oscar no próximo domingo, que provavelmente vai premiar Colin Firth por "O Discurso do Rei". Mas, um dia ele chega lá e minha aposta ainda vai se concretizar: James Franco vai ser um super astro do cinema.

Nota: 4 popcorns. Gostei muuuuuito do filme, mas as cenas do desespero final pesam uma tonelada. Não sei se agradaria a todos. Mas, está super recomendado.

Pode fechar o Google Translator. Trailer com letrinhas!



Ficha técnica: 127 Hours
ano de lançamento: 2010
direção: Danny Boyle
roteiro: Danny Boyle e Simon Beaufoy, baseados em livro de Aron Ralston
produção: Danny Boyle, Christian Colson e John Smithson
música: A. R. Rahman
fotografia: Enrique Chediak e Anthony Dod Mantle
direção de arte: Christopher R. DeMuri
figurino: Suttirat Larlarb
edição: Jon Harris
elenco: James Franco, Lizzy Caplan, Treat Williams, Kate Burton

Gatinhas e gatões,

hoje, provavelmente, outro indicado ao Oscar por aqui.

bjoks

3 comentários:

  1. Você viu?!?!?!?!
    Que máximo!
    Essa é uma das coisas legais do bolg.
    Não importa a correria, você tem que se virar e assistir um filme por dia. Meu sonho é ser igual a vc quando eu crescer. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Menina, com todos os comentários das pessoas passando mal durante as sessões desse filme, me lembrou de A Paixão de Cristo, que só assisti uma vez e basta para toda a vida!

    Parecem aqueles filmes que chamam de Snuff Movies (que já foram tema de outros filmes, como O Bravo) de tanta tortura...

    James Franco só parece com o arquiinimigo do Homem-Aranha nos filmes recentes... rsrss!!

    A trilha sonora é do mesmo cara de Slumdog, que é excelente!
    Vou ver quando estiver com o espírito certo... rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  3. É meninas, esse filme é ótimo! Eu gosto do James Franco e tudo no filme é legal, a trilha, a edição e a atuação dele. Recomendo mesmo!

    ResponderExcluir