28.2.11

Dia 150 - Filme 150 - A Malvada


Olá, lindões!

Ontem o dia foi longo e durou até as 2h30 da manhã quando o último Oscar foi anunciado, dando a "O Discurso do Rei" o prêmio de melhor filme de 2010, de acordo com a Academy of Motion Picture Arts and Sciences. Eu não concordei muito, pois estava torcendo muito para "A Origem" e "Cisne Negro", mas um é ficção científica demais e o outro é muito pesado para o gosto careta da Academia. Mas, o que importa é que Anne Hathaway e James Franco estavam ótimos como apresentadores oficiais, "A Origem" ganhou quatro Oscars e Natalie Portman foi consagrada como melhor atriz por seu papel em "Cisne Negro". Sem falar em poder ver o xuxuzinho, número 2 do meu Top Five, Jake Gyllenhall que apresentou o prêmio de Melhor Documentário Curta e Melhor Curta-metragem.

Como ontem também era dia de Oscar aqui no 365Pipocas, resolvi assistir a uma relíquia que eu comprei esses dias e sempre tive vontade de ver, mas nunca achei na locadora: A Malvada.

Margo Channing (Bette Davis) é uma famosa atriz da Broadway que vive da fama de suas peças há muito tempo o que a faz pensar que sua carreira, profissional e pessoal, já está no fim por conta de sua idade. Após um de seus espetáculos, ela é apresentada à jovem e boazinha Eve Harrington (Anne Bexter), fã número 1 de Margo que conquista a estrela e acaba se tornando sua assistente pessoal para todos os tipos de serviços.

O problema é que o que parecia ser uma assessoria, acaba virando uma situação de querer viver a vida do ídolo. Eve interfere cada vez mais na vida de Margo, nunca às claras, sempre nas entrelinhas, o que fazia com que os amigos da atriz a acusassem de ser injusta com a jovem e diziam que Margo estava paranóica com mania de perseguição.

Sem poder contar muito, Eve não é nada do que parece ser e seus objetivos ao se aproximar de Margo são bem definidos, levando-a ao lugar onde ela sempre sonhou.

O filme é considerado um dos mais importantes da história do cinema mundial. Vencedor de seis Oscar, foi selecionado para preservação pela Biblioteca do Congresso dos EUA, como outros clássicos como "Ben-Hur", "Todos os Homens do Presidente" e "De Volta para o Futuro". E o que dizer sobre Bette Davis? Eu não tinha noção da importância dela para o cinema. Na minha opinião, ela é extraordinária! O poder que ela tem sobre os outros atores em cena é impressionante. E ela é a cara da Susan Sarandon (Os Últimos Passos de um Homem), uma atriz que eu gosto muito ;)

Nota: 5 popcorns. Adorei o filme. Os atores, o roteiro, a direção, o figurino são todos perfeitos. E ainda temos a chance de ver Marilyn Monroe em um dos seus primeiros papéis de destaque, como uma aspirante a atriz. Recomendadíssimo clássico dos anos 50.

Não achei um trailer bacana, então trouxe uma cena ótima de Bette Davis como sua poderosa Margo.



Ficha técnica:
título original: All About Eve
ano de lançamento: 1950
direção e roteiro: Joseph L. Mankiewicz
produção: Darryl F. Zanuck
música: Alfred Newman
fotografia: Milton R. Krasner
direção de arte: George W. Davis e Lyle R. Wheeler
figurino: Edith Head
edição: Barbara McLean
elenco: Bette Davis, Anne Bexter, George Sanders, Celeste Holm, Gary Merrill, Marilyn Monroe

Amores,

amanhã posto a crítica dessa segunda e prometo que vou me organizar por aqui, ok??
Não se preocupem. Eu posso até atrasar a crítica, mas os filmes são assistidos direitinho, ok?

bjoks

2 comentários:

  1. Eu gosto muito de A Malvada, em especial porque a gente sempre associa o título à Bete Davis.

    Ela tem aquela presença que não se vê mais hoje em dia, com as edições cortadas inúmeras vezes e as cenas sendo regravadas, gravadas, transformadas sem a presença de todos os atores na cena. Quando haviam planos mais longos, acompanhando o diálogo de longe, os atores praticavam como no teatro e sua presença era impressionante. Basta comparar os atores da "velha guarda" com a meninada atual.

    Semper vejo nos making off os atores mais novos falando do poder de improvisação de um Jack Nicholson, um Al Pacino, uma Meryl Streep. Por que?! Porque eles tiveram essa escola, essa chance de fazer cinema contracenando com outros atores, não com a tela azul.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Eu me surpreendi com esse filme. Adorei tudo e os atores dão um grande show de como se deve interpretar.
    Eu também sempre associei o título à Bete Davis, com essa cara de desprezo que ela tinha, ehehehe.
    bjoks

    ResponderExcluir