8.3.11

Dia 156 - Filme 156 - Inimigos Públicos


Olá, meus queridos!!!

Retomando os atrasos das críticas do 365Pipocas, pela falta de internet durante o carnaval, vamos ao filme de sábado: Inimigos Públicos.

Primeiro, quero fazer um comentário sobre o xuxuzinho Johnny Depp, protagonista desse filme. Ele é um pão de ló, além de ser um dos atores mais perfeitos de sua geração. Adoooooro seus papéis bizarros desde "Edward Mãos de Tesoura", passando por a nova versão de "A Fantástica Fábrica de Chocolates" como Willy Wonka, até chegar em o Chapeleiro Louco na versão sombria de "Alice no País das Maravilhas" de Tim Burton. E adoooooro outros filmes mais normais como "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador", "Chocolate" e "Em Busca da Terra do Nunca". Pra finalizar, ele é um dos meus atores favoritos, além de ser um tchuqui-tchuqui, né, meninas???

Deixando os elogios para o xuxuzinho Johnny, vamos falar do filme. "Inimigos Públicos" conta a história real de John Dillinger (Depp, lindo!), um famoso ladrão de bancos dos EUA nos anos 1920-30, que comanda uma gangue de ladrões que consegue "limpar" um banco em 1 minuto e 40 segundos, precisamente (palavras do próprio John).

Dillinger é preso diversas vezes e sempre consegue escapar da cadeia, aumentando ainda mais o ódio da polícia, em especial da equipe chefiada por J. Edgar Hoover (Billy Crudup), famoso chefão do FBI.

Pela técnica rápida de roubo e pelo descaso com o trabalho da lei, tirando apenas dos bancos e nunca da população, Hoover coloca uma equipe do FBI para trabalhar exclusivamente na captura de Dillinger, chamando-o de "inimigo público nº 1" dos EUA.

Durante o filme, Dillinger é mostrado como um homem extremamente violento, inteligente, fiel aos seus companheiros e à sua amada, Billie (Marion Cotillard), mas que tem respeito às pessoas que acabam envolvidas nos roubos dentro dos bancos. Só que este sentimento nunca é aplicado à polícia, que é tratada com deboche por ele.

Nota: 4 popcorns. O filme é bem violento, muito bem produzido e eu achei que se destaca pela fotografia e figurinos, além de ter cenas ótimas de Johnny Depp. Não é seu melhor filme, mas eu recomendo.

Corre pro dicionário, meu povo. Sem letrinhas.



Ficha técnica:
título original: Public Enemies
ano de lançamento: 2009
direção: Michael Mann
roteiro: Ronan Bennett, Michael Mann e Ann Biderman, baseado em livro de Bryan Burrough
produção: Kevin Misher e Michael Mann
música: Elliot Goldenthal
fotografia: Dante Spinotti
direção de arte: Nathan Crowley
figurino: Colleen Atwood
edição: Jeffrey Ford e Paul Rubell
elenco: Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard, James Russo, Stephen Dorff, Billy Crudup

Lindões,

amanhã posto as críticas de domingo, segunda e terça, ok?

bjoks

Um comentário:

  1. Mari,

    eu percebi que vc meio que ignorou a participação do Christian Bale... RSRSRS!! POr que será????????????

    Bom, se a Aline tem um Top Five, o Johnny ocupa o 1o lugar completamente disparado. É o único dos meus ídolos de adolescência que sobreviveu à passagem do tempo (nem o Kevin Costner, por quem eu vi Robin Hood 47 vezes resistiu... rsrs!!). Acompanho Johnny desde Anjos da Lei, que eu gravei em VHS durante anos, vi seus filmes excelentes, os péssimos, os alternativos, enfim... Confesso: jamais imaginei que ele fosse virar o astro da atualidade. Ele sempre foi outsider, mesmo interpretando um pirata em desenho da Disney.

    O engraçado desse filme (que está entre os excelentes dele) é que antes de saber dele eu estava refletindo que os meus atores preferidos nunca atuavam realmente juntos. Tipo, Robert Redford e Al Pacino, Marlon Brando e Jack Nicholson (se bem que Marlon fez Dom Juan de Marco com Johnny e eu fiquei deslumbrada!), Robert De Niro e todos os outros... E eis que surge Public Enemies!!

    Christian eu acompanho desde O Império do Sol, mas sempre o achei com cara de bobo, com a boca meio aberta (será que ele tem problema respiratório?!). Quando ele apareceu em Muito Barulho por Nada, depois em Sonho de Uma Noite de Verão, recitando textos do meu amado Shakespeare, meu radar alertou. Com Batman, pronto!

    Com, para mim, esse é o melhor filme de 2009, não importa que não tenha ganhado prêmio nenhum... rsrsrss!!!
    :-)

    ResponderExcluir