9.3.11

Dia 157 - Filme 157 - O Paciente Inglês


Olá, meus queridos!!!

Retomando as críticas desse carnaval, no domingo assisti a um vencedor de vários Oscar em 1996, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Atriz Coadjuvante. Em 1996, “O Paciente Inglês” bateu filmes como “Fargo” dos irmãos Cohen e “Jerry Maguire” com Tom Cruise e levou nove prêmios da Academia das doze indicações que recebeu.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a enfermeira canadense, Hana (Juliette Binoche) deixa seu grupo de médicos e vai morar em uma igreja abandonada na Itália para cuidar de um homem (Ralph Fiennes) que teve praticamente todo o corpo queimado em um acidente de avião. Munida de várias doses de morfina, Hana toma conta do moribundo sem memória e acompanha sua lenta recuperação fazendo o papel de ouvinte dos delírios dele.

Além dos dois moradores da igreja, outros dois homens passam a fazer parte da rotina daquele homem desfigurado: um ladrão de guerra, revoltado por conta de torturas sofridas; e um comandante árabe, que trabalha com identificação e desarmamento de minas e bombas.

O filme relembra em flashbacks o trabalho daquele homem, chamado Conde Laszló Almásy, responsável por elaborar mapas dos desertos do Egito para o governo britânico. Durante esse período, ele vive um grande amor com a esposa de um de seus novos companheiros de trabalho.

O filme é extremamente bem produzido e lembra os grandes filmes dos velhos tempos, onde a arte e a técnica se casavam para proporcionar emoções únicas para os espectadores. Os atores mostram o que foi viver numa época de incertezas e medo, mas sempre seguindo na tentativa de sobreviver. O Paciente e Hana se completam. Ele querendo chegar ao fim da vida logo, já que não lhe resta nada nesse mundo para fazê-lo feliz. E ela, lutando para que ele viva, na tentativa de acabar com sua lenda de que todos que se aproximam dela têm um fim trágico.

Muitos podem concordar que "O Paciente Inglês" não merecia tantos Oscar. Pode ser que levou várias estatuetas por não ter, à época, concorrentes à altura dessa super produção. Mas, pode ser que realmente era o ano dele, independente dos outros indicados. Eu acho que é um filme belo, de fotografia perfeita e com uma história linda, baseado no livro homônimo do escritor naturalizado canadense, Michael Ondaatje. Eu tenho o livro em casa e parei de ler na metade, por achar muito confuso e enrolador (daqueles que vão e voltam na história o tempo todo). Mas, agora que revi o filme, vou retomar a leitura logo, logo.

Nota: 4 popcorns. O filme é lindo, mas é longo e bem parado. Portanto, pode não agradar. Mas, com certeza, está recomendado pelo 365Pipocas.

Trailer "the book is on the table".



Ficha técnica:
Título original: The English Patient
Ano de lançamento: 1996
Direção e Roteiro: Anthony Minghella
Produção: Saul Zaentz
Música: Gabriel Yared
Fotografia: John Seale
Edição: Walter Murch
Elenco: Ralph Fiennes, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Kristin Scott Thomas, Naveen Andrews

Lindões,

amanhã tem as críticas de segunda, terça e quarta. Prometo ;)

bjoks

Um comentário:

  1. O Oscar de 1997 foi o primeiro que assisti com amantes de cinema como eu. Foi o primeiro que passei com a minha turma de Bauru, e a gente torceu muito por O Paciente Inglês.

    Lembro de ficar deslumbrada com a fotografia, com a granulação que lembra areia, e a delicadeza com que a história foi contada. Parecia um filme de David Lean... rsrsrs!!

    E passou esses dias na HBO! :-)

    ResponderExcluir