10.3.11

Dia 159 - Filme 159 - Sonho de uma Noite de Verão



Olá, queridões!

Quase deixando em ordem o blog. Já, já, chegamos lá, ok?

Na terça-feira assisti a "Sonho de uma Noite de Verão", emprestado pela minha amiga Aline, super fã de Shakespeare e que tem vários filmes baseados nas peças dele. E completo dois filmes de Will em sequência ;)

Em uma cidade da Itália no início do século XX, o duque Theseu está de casamento marcado com uma bela moça. Os planos são são atrapalhados por uma pequena briga amorosa: Hermia, apaixonada por Lisandro, é entregue em casamento por seu pai ao jovem Demétrio, que também a ama e que é desesperadamente amado por Helena. Mas, o pai de Hermia não aceita o amor da filha pelo não-escolhido e diz que se ela não se casar com Demétrio, vai virar freira, o que ela afirma preferir a se casar com quem não ama. Theseu, como autoridade da cidade, tem que decidir esse impasse para depois aproveitar seu próprio casório em paz.

Notando que os nervos estão à flor da pele, Theseu resolve dar uns dias para que a jovem se decida. E ela resolve fugir com seu amado para viverem felizes longe daquela cidade. Helena conta da fuga para Demétrio, que vai atrás dos pombinhos para acabar com tudo, para desespero da desesperada de amor.

Vendo essa zona de romance, o rei dos duendes Oberon pede que seu servo Puck use uma planta nos olhos de Demétrio para que ele se apaixone à primeira vista por Helena. Mas, Puck troca tudo e confunde os dois homens, deixando Lisandro apaixonado por ela. E as confusões continuam, quando Puck usa a mesma planta para que a rainha das fadas, Titania, caia de amores por um ator italiano que ganha uma cara de asno (pura magia).

No começo, achei que o filme seria chato, pois estava cansativo com tantos diálogos rápidos na linguagem de Shakespeare, imaginem! Mas, tem cenas ótimas e os atores estão excelentes nessa história bem engraçada de magia e amor do querido Bill ;)

Nota: 3 popcorns. É um filme bacana, mas tem que ter um esforço (tipo, não cochilar) para pegar todos os diálogos. Bem feitinho!

Trailer sem letrinhas :( Corre pro dicionário, povo!



Ficha técnica:
título original: A Midsummer Night's Dream
ano de lançamento: 1999
direção: Michael Hoffman
roteiro: Michael Hoffman, baseado em peça de William Shakespeare
produção: Michael Hoffman
música: Simon Boswell
fotografia: Oliver Stapleton
direção de arte: Maria-Teresa Barbasso, Andrea Gaeta e Gianni Giovagnoni
figurino: Gabriella Pescucci
edição: Daniel Craven e Garth Craven
elenco: Kevin Kline, Michelle Pfeiffer, Rupert Everett, Stanley Tucci, Christian Bale, Calista Flockhart

Amores,

daqui a pouco a crítica de quarta.

bjoks

2 comentários:

  1. Demorei anos para encontrar esse filme em DVD!!
    Acho que os filmes baseados em obras do MilkShakespeare não fazem muito sucesso... rsrss!! Apesar de ser tão antigo, de ter tantos atores conhecidos, só foi lançado em 2010! O mesmo com Henrique V, Hamlet e Muito Barulho por Nada!

    Bom, quando assisti Sonho pela primeira vez, não sabia que era essa zona toda de troca de casais, com elementais, deuses gregos e tudo mais. Foi com ele que realmente passei a gostar de Shakespeare. Adoro os diálogos e fico sempre procurando as frases que viraram citações (se bem que Ricardo III é o campeão disso, com aquela "meu reino por uma cavalo". E quem interpreta é o Al Pacino, então, é especialíssimo!!)... rsrsrs!!

    Acho que essa é a peça mais parodiada dele. Tem várias versões para cinema. Uma delas, bem legal, chama-se Sonho de uma noite de inverno, que é a história de uma companhia de teatro que quer montá-la.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Esse filme... Cara, sempre que me deparo com ele na prateleira, fico em dúvida... pego ou não pego?
    Assistir ou não assistir? Eis a questão.
    =}
    bjks

    ResponderExcluir