12.3.11

Dia 161 - Filme 161 - Chocolate


Olá, meus queridos!

O filme dessa quinta-feira é uma mistura de drama e comédia e tem pouco tempo que faz parte da minha estante, mas eu gosto dele desde que assisti pela primeira vez: Chocolate.

Vianne (Juliette Binoche) é uma mulher misteriosa que se muda com sua filha para uma cidadezinha da França para instalar uma loja de chocolates. Guiada pelo trabalho de sua mãe indígena que levava os benefícios do cacau para melhorar a vida das pessoas de cidade em cidade, Vianne tem o mesmo objetivo. Mal sabe ela dos problemas que enfrentará para realizar esse serviço.

A pequena cidade é comandanda pelo Conde de Reynaud (Alfred Molina), um homem extremamente religioso que vigia a vida de todos para garantir que a população vive conforme as leis da igreja. Indignado com a "audácia" de Vianne em abrir uma chocolateria na cidade em plena quaresma, ele começa a difamá-la para as pessoas da cidade, com a intenção de que elas o obedeçam e fiquem longe do "inimigo".

Vianne não se deixa abater e com seu jeito hospitaleiro e sem preconceitos ganha a amizade de várias pessoas da cidade, como a dona da loja que ela aluga, Armande (Judi Dench), uma senhora que vive em conflito com sua filha que não a deixa ver o neto; Josephine (Lena Olin), uma mulher oprimida pelo marido que, com a ajuda da doceira dá um pé na bunda do malandro; e o sexy-lindo-xuxuzinho cigano Roux (Johnny Depp em um dos papéis em que ele está mais lindo!) que chega à cidade colocando medo na população que é contra os viajantes da vida.

Além do filme ser uma tentação aos olhos e que dá vontade de sair da dieta de vez ao assisti-lo, a história é muito interessante. Como agimos com o diferente de nós e como podemos nos adaptar ou agir com maldade perante a situação. "Chocolate" tem cenas ótimas e o trio principal - Binoche-Depp-Molina - dá uma aula de interpretação.

Nota: 5 popcorns. Assisto quantas vezes forem possíveis. A trilha sonora é um plus num filme que tem tudo pra agradar.

"The book is on the table". Mas, vejam as cenas dos chocolates. Hummmmm!



Ficha técnica:
título original: Chocolat
ano de lançamento: 2000
direção: Lasse Hallstrom
roteiro: Robert Nelson Jacobs, baseado em livro de Joanne Harris
produção: David Brown, Kit Golden e Leslie Holleran
música: Rachel Portman
fotografia: Roger Pratt
direção de arte: John Frankish, Louise Mazaroli e Lucy Richardson
figurino: Renee Ehrlich Kalfus
edição: Andrew Mondshein
elenco: Juliette Binoche, Johnny Depp, Judi Dench, Alfred Molina, Carrie-Anne Moss

Quase, quase!!!!

bjoks

Um comentário:

  1. Quem não se apaixona por um filme com Johnny, passado numa cidadezinha do Sul da França, com música cigana no início do século XX?!?!?!

    :-)

    ResponderExcluir