13.3.11

Dia 163 - Filme 163 - Terra Fria


Olá, meus lindos!

Vejam como é engraçado fazer esse blog. Nesse sábado eu não consegui passar na locadora para pegar um filme de biografia e teria que inverter as categorias e assistir a um filme que se encaixaria em outro dia. Mas, mudando os canais da TV a cabo, dei de cara com o filme "Terra Fria" com Charlize Theron e Frances McDormand que é baseado em uma história real. Então, o problema da categoria estava resolvido.

"Terra Fria" mostra a história de Josey Aimes (Charlize Theron), uma mãe solteira com dois filhos para criar que volta à sua cidade natal no estado de Minnesota (EUA) após largar o marido violento. Sem formação e precisando de emprego, Josey segue o conselho de sua amiga Glory (Frances McDormand) e busca emprego na mina de carvão que, praticamente, é o sustento da cidade e onde se paga melhor pelo trabalho.

Em um ambiente dominado por homens, o desafio de Josey e suas companheiras de trabalho é terrível. Submetidas a xingamentos e tentativas de abuso sexual, elas têm que conseguir forças todos os dias para trabalhar na tentativa de manter suas famílias com dignidade. Os homens não admitem que mulheres roubem as poucas vagas de trabalho e por isso, não têm nenhum respeito por elas, humilhando-as de uma forma nojenta e asquerosa.

Josey, cansada de ser desrespeita e de não ter ninguém para defendê-la, resolve, então, lutar por seus direitos e entra com uma ação contra a mineradora. Sem o apoio de suas amigas, da população e muito menos de seu pai, também minerador, ela passa a sofrer mais ainda quando detalhes de sua vida, incluíndo relacionamentos amorosos, que questionam sua integridade, são trazidos à tona no tribunal.

O filme é baseado no livro "Class Action: The Story of Lois Jenson and the Landmark Case That Changed Sexual Harassment Law" de Clara Bingham e Laura Leedy Gansler que conta história de Lois Jenson. É um filme longo, então fica um pouco cansativo, mas os atores estão bem nos papéis, especialmente Frances McDormand como a mineira amiga de Josey que tem problemas de artrite e termina o filme sem poder se movimentar. O cenário com campos infinitos de pura neve transmite a frieza dos relacionamentos dos personagens, além de mostrar a dificuldade de discussão sobre o assunto de assédio sexual.

Nota: 3 popcorns. O filme é forte e tem cenas difíceis de engolir quando Josey sofre assédio sexual explícito. Como é longo, cansa.

Trailer sem letrinhas :(



Ficha técnica:
título original: North Country
ano de lançamento: 2005
Direção: Niki Caro
Roteiro: Michael Seitzman, baseado no livro de Clara Bingham e Laura Leedy Gansler
Música: Gustavo Santaolalla
Fotografia: Chris Menges
Edição: David Coulson
elenco: Charlize Theron, Frances McDormand, Richard Jenkins, Sissy Spacek, Woody Harrelson, Sean Bean, Michelle Monaghan, Jeremy Renner

Amados,

daqui a pouco a crítica desse domingo.

bjoks

2 comentários:

  1. Time de atores excelentes, hein?!

    Ainda não tive a sorte de pegar esse filme do começo. Vi o final duas vezes, mas me despertou muito curiosidade por causa da relação da personagem com o pai... Para mim, parece um outro que você criticou aqui, Céu de Outubro. O pai não entende e não aceita o(a) filho(a).

    Sissy Spacek não lembra em nada Carrie a Estranha, né?!

    :-)

    ResponderExcluir
  2. filme pesado, mas vale a pena.
    Tá lindo o blog!

    ResponderExcluir