13.3.11

Dia 164 - Filme 164 - Avatar


Olá, Barbies e Kens ;)

Finalmente consegui colocar as críticas do blog em dia!!! Iupi!!!!! Obrigada pela paciência de vocês, xuxus!

Bom, o filme desse domingo está aqui por coincidência. Mexendo de novo nos canais da TV a cabo vi que "Avatar" estava começando e como não tinha escolhido o filme da categoria de hoje, aproveitei pra rever esse sucesso de bilheteria mundial .

"Avatar" custou US$500 milhões para ser produzido e distribuído e é o primeiro filme a ultrapassar dois bilhões em bilheteria no mundo todo. No ano de 2154, humanos exploram um lugar chamado Pandora (que eu não entendi se é um planeta ou parte de um sistema solar, mas tudo bem), onde vive um povo da raça Na'vi, uns caras grandes, azuis e que andam por todo lado com umas roupinhas minúsculas.

Os Na'vi têm uma ligação muito grande com a natureza e não aceitam muito bem a presença dos humanos que em sua maioria estão ali para explorar o meio ambiente, destruindo o que os Na'vi preservam. Como a atmosfera de Pandora não é suportada por gente como a gente, foi criado o Programa Avatar, utilizando DNA dos Na'vi para desenvolver híbridos que são comandados pela mente dos humanos que tiveram seus DNA ligados aos do Na'vi. Pra todo mundo entender bem, tá ai uma frase da Wikipédia: "Um humano que compartilhe material genético com um Avatar é mentalmente ligado e pode se conectar através de conexões neurais que permitem o controle do corpo do Avatar".

Jake Sullivan (Sam Worthington de "Fúria de Titãs) é um soldado do exército dos humanos que tem que substituir seu irmão gêmeo morto, que fazia parte do Programa Avatar. Ele trabalha com cientistas que têm o objetivo de conhecer melhor a fauna e flora do local, além de saber mais sobre o povo azul. Mas, ele é abordado por membros do exército que querem, na verdade, conhecer os Na'vi para convencê-los de sairem do local onde vivem para exploração dos humanos.

Sam vive com os dois objetivos, até começar a respeitar aquele povo que o acolhe e lhe ensina a ser um guerreiro. E logo, ele tem que mostrar qual lado escolheu quando uma batalha entre humanos e Na'vi acontece.

Gente, do fundo do coração, Avatar é um filme bacana, surpreendeu todo mundo com a tecnologia criada especialmente para sua realização, além da computação gráfica inacreditável. Mas, eu não sou super fã, não. Desculpem-me os defensores, mas acho que o filme só é o que é pela técnica e não pela emoção.

Avatar foi indicado a nove Oscar, incluindo melhor filme e diretor e venceu nas categorias Direção de Arte, Fotografia e Efeitos Visuais.

Nota: 4 popcorns. Não dou nota máxima por causa da história, mas a parte técnica é de tirar o chapéu e acho que vai demorar aparecer outro filme para bater tudo isso.

Coisa boa!!!!! Trailer com legendas!



Ficha técnica:
título original: Avatar
ano de lançamento: 2009
direção e roteiro: James Cameron
produção: James Cameron, Jon Landau
música: James Horner
fotografia: Mauro Fiore
edição: James Cameron, John Refoua, Stephen E. Rivkin
elenco: Sam Worthington, Zoë Saldaña, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi

Crianças,

finalmente, consegui atualizar tudo nesse blog. Valeu!!!!

bjoks

2 comentários:

  1. Mari,

    parabéns por levar o blog a diante!! Imagino os malabarismos que você está fazendo, mas eu estou adorando!

    Bom, Avatar é um deslumbre. Amei os tons de azul, liás e brilhos, a delicadeza da natureza e tal. E olha que não vi em 3D, hein?! Tem muito valor por destacar tão fortemente a questão do meio ambiente. Espero que realmente entre nas mentes das pessoas, apesar de ultimamente ter desistido de tentar dialogar sobre preservação e conservação...

    Mas duas coisas me incomodam muito: o domínio que os animais sofrem mesmo pelos Na'vi, com a mente deles sobrepujando as dos bichos naquela ligação de terminais nervosos. E a cópia de cenários de desenhos japoneses, especialmente Dragon Ball Z (aquelas ilhas suspensas são idênticas a um episódio do Goku... rsrs!!), o que me leva a crer que o filme não tem essa originalidade toda.

    Tirando as mágicas tecnológicas, os atores estão ruins, a música deixa a desejar e a história é cheia de furos, então não é tudo que dizem, não... rsrsrsrs!!

    ResponderExcluir
  2. O filme é lindo! A fotografia demais.
    Quero assistir de novo pra lembrar detalhes legais e entendermais profundamente.
    Saudades sis, mas sempre te acompanhando aqui.
    bjokas

    ResponderExcluir