14.3.11

Dia 165 - Filme 165 - Vicky Cristina Barcelona


Hola, mis amores!

O filme dessa segunda-feira é uma comédia do famoso diretor, amado ou odiado, Woody Allen, que deu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante a Penélope Cruz.

Em "Vicky Cristina Barcelona", as duas amigas que dão nome ao título do filme viajam para a cidade espanhola (também no título), cada uma com um objetivo. Vicky (Rebecca Hall) é uma moça certinha que está noiva e sabe exatamente o que quer do amor. Está na cidade para concluir sua tese de mestrado sobre a cultura da Catalunha. Cristina (Scarlett Johansson) é o oposto da amiga. Aventureira, não sabe o que quer do amor, só tem certeza do que não quer. Foi para Barcelona para acompanhar a amiga, além de esquecer seu último relacionamento e aproveitar para se conhecer melhor.

Hospedadas na casa de amigos, as duas começam a conhecer a cidade. Durante um jantar, elas conhecem um espanhol sexy e sedutor Juan Antonio (Javier Barden) que faz uma proposta indecente a elas: passar um fim de semana numa cidade chamada Oviedo, onde ele mostrará a cidade e eles poderão se conhecer melhor (bem intimamente, claro). Vicky abomina a idéia e Cristina fica louca para ir. Os três passam esses dias juntos e Juan Antonio conquista as duas, cada uma de uma forma, o que começa a encher a cabeça de Vicky de dúvidas a respeito de seu casamento e seu futuro amoroso.

Sem saber de nada, Cristina se envolve profundamente com Juan Antonio e acaba topando com um problema que ronda a vida dele há muito tempo: sua ex-mulher, Maria Helena, uma pintora problemática que terminou o relacionamento com ele de uma forma muito violenta. Ela retorna à vida dele, quando passa por um problema sério e os três passam a morar sob o mesmo teto, revelando novas paixões, desejos e experiências.

Sinceramente, eu não curto muito os filmes do Woody Allen. Assisti a "Poderosa Afrodite" uns anos atrás e nem me lembro direito. Assisti a "Celebridades" também e achei interessante, mas nada super, não. Como não vi muitos filmes dele, não tem mesmo como entender essa fama toda desse diretor considerado excêntrico que é famoso por seus filmes que falam dos relacionamentos e da vida.

Mas, confesso que gostei de "Vicky Cristina Barcelona". O filme tem ótimas cenas de comédia e situações que pra mim parecem absurdas e acabam ficando engraçadíssimas. Javier Barden e Penélope Cruz deixam o filme perfeito, como o casal problemático que não consegue viver junto e muito menos separado. E com certeza, Penélope, que na minha opinião é uma das mulheres mais lindas do cinema, mereceu cada pedacinho daquela estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. Perfeita no papel!

Nota: 4 popcorns. Gostei do filme, os diálogos são interessantes. Mas, tem umas situações muito loucas para a minha cabecinha careta.

Adorei esse trailer. Conta direitinho o que acontece no filme e ainda tem legendas.



Ficha técnica:
título original: Vicky Cristina Barcelona
ano de lançamento: 2008
direção e roteiro: Woody Allen
produção: Letty Aronson, Stephen Tenenbaum e Gareth Wiley
fotografia: Javier Aguirresarobe
direção de arte: Iñigo Navarro
figurino: Sonia Grande
edição: Alisa Lepselter
elenco: Javier Bardem, Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Penelope Cruz, Patricia Clarkson

Bonitinhos,

amanhã tem filme indicado por vocês por aqui. Aguardem!

bjoks

4 comentários:

  1. Eu tb gostei desse filme! Me matei de rir com a atuação da Penelope Cruz. :) Bj

    ResponderExcluir
  2. O filme é bom, mas relamente tem umas cenas muuuito doidas.
    Um monte de mulher... hehehe

    ResponderExcluir
  3. Juro que pensava que esse filme fosse do Almodóvar... RSRS!! As cenas que já vi são bem o estilo dele, tipo "neo-Fellini".

    Nunca me interessei por ele, não sei exatamente porquê, mas sempre ouvi falar muito bem. Está na minha lista agora.
    :-)

    ResponderExcluir
  4. é muito doido mesmo, meninas!!! Mas, vale a pena, né? bjoks

    ResponderExcluir