22.3.11

Dia 173 - Filme173 - Era uma vez no oeste


Olá, meus queridos!

O filme dessa terça foi indicado e emprestado pela minha amiga Aline, que ainda está em Natal/RN curtindo umas férias. Valeu, flore, mas pára de postar as fotos dos seus almoços no Mangai!!! Sacanagem com os pobres mortais!

Eu já tinha ouvido falar de "Era uma vez no oeste", mas só porque o meu pai tem esse DVD em casa, que por sinal, descobri que está aqui comigo. Foi mal, papi!

O filme gira em torno de quatro personagens: a ex-prostitura Jill, que chega à cidade para encontrar seu novo marido e os filhos dele; o bandido Cheyenne; o pistoleiro Frank e um homem sem nome que vive tocando uma gaita.

Ao chegar à cidade, Jill descobre que está viúva e que herdou as terras dele. Frank, o mandante do crime, não sabia da existência da viúva e precisa dar um fim nela para ficar com as terras que vão valer muito dinheiro no futuro. Ele plantou provas na cena do crime para colocar a culpa no bandido Cheyenne que aparece para desmentir tudo. E no meio de todos está o homem sem nome, que algumas vezes ajuda os outros três e em outras dá as costas, especialmente para Frank que parece ser o seu objetivo de vida.

Li na Wikipédia que o filme foi um fracasso na época do lançamento, mas hoje é considerado um clássico do western. É o primeiro filme de uma trilogia do diretor Sergio Leone que também dirigiu "Quando explode a vingança" (1972) e "Era uma vez na América" (1984). E Leone dá um show de direção sinceramente. Ele sabe criar o suspense só com o movimento de câmera, capta as melhores emoções de cada ator e usa técnicas avançadas para a época da filmagem. Fotografia perfeita e pura aula de direção.

Nota: 4 popcorns. O filme é longo e fica cansativo às vezes, mas o trabalho de todos os envolvidos deixa tudo fácil de assistir e gostar. Por ser western, pode não agradar muitos.

Trailer "the book is on the table".



Ficha técnica:
título original: C'era una Volta il West
ano de lançamento: 1968
direção: Sergio Leone
roteiro: Sergio Donati e Sergio Leone, baseado em estória de Dario Argento, Sergio Leone e Bernardo Bertolucci
produção: Fulvio Morsella
música: Ennio Morricone
fotografia: Tonino Delli Colli
figurino: Carlo Simi
edição: Nino Baragli

Amores,

amanhã é dia do maridinho por aqui. Mesmo tendo sorte nas últimas semanas, torçam por mim, ok?

bjoks

Um comentário:

  1. Sergio Leone, italiano, apaixonado pelos faroestes norte-americanos, quis fazer filmes de cowboy na Itália. Virou mito. Seus filmes, todos clássicos do gênero, estudados quadro-a-quadro pelos fab four Scorsese, De Palma, Coppola, Lucas e Spielberg (tem 5, mas tenho certeza que os dois últimos são uma pessoa só... RSRSS!!).

    O que eu mais gosto dos filmes dele são as músicas e os closes. Os longos silêncios e a tensão que criam. A cena da chegada do trem no início, o duelo final e mais uma meia dúzia de outras, viraram ícones.
    :-)

    ResponderExcluir