23.3.11

Dia 174 - Filme 174 - O Último Samurai


Olá, meus tchuqui-tchuquis!

Hoje é dia do maridinho aqui no blog e ele foi bacana comigo. Não como nas últimas semanas, mas não sacaneou de vez com os filmes do Stallone. Putz, ainda bem!

Já tinha muito tempo que eu pensava em assistir a "O Último Samurai", mas sempre morri de preguiça de pegar na locadora. Daí, aproveitei o empréstimo da "locadora" da minha tia lindona e o maridinho, que gosta muito desse filme, falou que eu tinha que assisti-lo hoje.

Em 1897, o capitão do exército americano Nathan Algren (Tom Cruise) é contratado por um milionário japonês a pedido do imperador, com a responsabilidade de treinar os soldados do Japão para lutarem contra o samurai Katsumoto (Ken Watanabe). O guerreiro japonês comanda uma vila onde aprendizes de samurai vivem e treinam e o imperador quer vê-los exterminados.

Durante uma batalha realizada contra a vontade de Algren que acredita que os japoneses não estão preparados, o capitão é capturado por Katsumoto e mantido prisioneiro em sua vila. Após meses de convivência com os moradores locais, Algren passa a respeitar a cultura deles e torna-se amigo e defensor daquele povo.

Insatisfeito com a primeira batalha, o imperador cria uma lei que proíbe a presença de samurais nas cidades e captura Katsumoto. Ajudado por Algren, ele foge da prisão e volta para sua vila, já se preparando para um novo confronto com o exército japonês. Os dois grupos de guerreiros se enfrentam mais uma vez e os samurais têm o capitão Algren ao seu lado.

"O Último Samurai" é um filme poderoso e bem produzido. Com uma fotografia realmente linda, mostrando paisagens e detalhes com sutileza, o filme é interessante, mas confesso que achei bem cansativo. Não gostei de Tom Cruise no papel do capitão bêbado e revoltado com a América. Achei sua interpretação forçada e sem profundidade.

Nota: 3 popcorns. Sinceramente, filme para assistir uma vez só. Não curti muito, não! Sorry, maridinho!

Trailer sem legendas. :(



Ficha técnica:
título original: The Last Samurai
ano de lançamento: 2003
direção: Edward Zwick
roteiro: John Logan, Marshall Herskovitz e Edward Zwick, baseado em estória de John Logan
produção: Tom Cruise, Tom Engelman, Marshall Herskovitz, Scott Kroopf, Paula Wagner e Edward Zwick
música: Hans Zimmer
fotografia: John Toll
direção de arte: Christopher Burian-Mohr, Jess Gonchor e Kim Sinclair
figurino: Ngila Dickson
edição: Victor Du Bois e Steven Rosenblum
elenco: Tom Cruise, Ken Watanabe, Billy Connolly, Tony Goldwyn

Amores,

quinta-feira é dia de drama e chororô por aqui. Espero vocês amanhã.

bjoks

4 comentários:

  1. Esse filme é legal. Maaaas não é o melhor no genero. Recomendo "Depois da chuva" do Kurosawa (na verdade finalizado pelo seu 'discípulo') e o clássico timeless OS 7 SAMURAIS. Aí sim é filme de samurai. Claro, made in Japan, como os samurais.
    Sobre o filme, concordo com vc, Maraina. Só que eu daria mais meia pipoca de nota. Pra mim levaria 3,5 porpcorns! Pelo esforço do Tão Crúiz.
    =}
    Manteiga de garrafa na pipoca!!
    (tradução=beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que essa é uma história baseada no fim da era dos samurais, coisa que realmente o Japão sofreu, bem nessa época mesmo, e para os samurais, foi o fim de uma era de mais de mil anos...
    Ai,ai. Enfim. Penduraram a espada mesmo. Fazer o quê, né? Ah, têm um outro filme legal (em PB), que eu assisti na tv a cabo (TCM é da hora) - mas que nunca fiquei sabendo o nome, sorry - e que conta uma história de uma vila que sofria com uns bandoleiros, e um dos caras carregava a sua espada, mas também um 38tão. É, malandro, agente tem que sobreviver!!!
    Pipocas a todos!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Erich, eu achei bem com cara de filme de menino e como não sou fã de filmes de samurais, não ajudou muito na nota. Mas, é um filme bonito. bjoks!

    ResponderExcluir
  4. Erich, esse filme que vc falou também é do Kurosawa, e acho que chama Kagemusha. :-)

    Filmes de samurai bons eram os que passavam na Band, que eu assistia com meu pai. Os caras lutavam em cima de bambu, sobre as cabeças tonsuradas de centenas de espectadores, seguravam espada com as mãos nuas, enfim, uma coisa louca... rsrsrsrs!!

    Sugiro ver 3 do Kurosawa: Ran, Kagemusha e Trono Manchado de Sangue. Esses e Os Sete Samurais são bastante curiosos pois baseiam-se em obras da literatura ocidental (ver para descobrir!) e que influenciaram muito a geração de diretores que surgiu nas décadas de 70/80. Tanto que quem os lançou no mercado norte-americano foi Spielberg.

    Quanto a O Último Samurai, fora a fotografia maravilhosa, não gostei de mais nada... Podiam ter colocado um ator desconhecido p/ fazer o capitão. Acho que daria mais certo.
    :-)

    ResponderExcluir