25.3.11

Dia 175 - Filme 175 - Doce Novembro


Olá, queridos!

Ontem ficou muito tarde depois que eu assisti o filme dessa quinta, então a crítica da categoria "Drama já basta a vida" tá aí. ;)

Esses dias, o meu amigo @AdelinoNeto me pediu que eu escrevesse uma crítica sobre um filme que falasse de publicidade, pois essa é a minha área de formação, e ele queria publicar no blog da agência de comunicação dele a FCS (http://www.fcsbempensado.com.br/blog/). Tentei lembrar dos vários filmes que eu já assisti e que falam sobre esse assunto e resolvi escolher "Doce Novembro" pra unir o útil ao agradável: assistir ao filme numa quinta-feira (drama no 365Pipocas) e já escrever uma crítica pro Neto.

Em "Doce Novembro", Nelson Moss (Keanu Reeves) é um super bem-sucedido publicitário, daqueles bem esteriotipados do cinema: arrogante, machista e que se acha o deus da criatividade. Sara Deever (Charlize Theron) é uma moça excêntrica, que vive a vida a cada dia, aproveitando ao máximo cada segundo dela. Os dois se encontram durante uma prova para renovação de carteira de habilitação e daí começa a história dessas duas pessoas tão diferentes.

Sara propõe a Nelson que ele more com ela durante um mês, para que ela transforme e dê sentido à vida horrível que ele tem. Nelson, incrédulo na proposta absurda dela, resolve aceitar e os dois passam o mês de novembro juntos.

Como todo drama que se preze, o filme é cheio de segredos e mistérios, principalmente a respeito de problemas que Sara enfrenta, sem contar nada a Nelson. Os dois se apaixonam perdidamente e o mês está chegando ao fim, o que acarreta a tomada de decisões dificílimas para os dois lados.

Eu já vi esse filme mil vezes e acho uma gracinha. Eu curto o casal Reeves+Theron, mas não tanto quanto em "O Advogado do Diabo" (filme que eu acho mais ou menos, mas os dois estão bem melhores juntos). "Doce Novembro" tem personagens legais, a história é interessante e tem uma música linda da Enya (que todo mundo fala que é brega, mas que eu curto). E mostra uma lição de moral de que devemos deixar de nos preocupar muito com coisas pequenas e olhar mais para o que realmente importa, as pessoas, os relacionamentos...

Nota: 4 popcorns. É um filme romântico e emocionante. Tem algumas cenas forçadas, mas eu acho lindo! ;)

Corre pro dicionário. Trailer sem letrinhas.



Ficha técnica:
título original: Sweet November
ano de lançamento: 2001
direção: Pat O'Connor
roteiro: Kurt Voelker, baseado em roteiro escrito por Herman Raucher
produção: Elliott Kastner, Steven Reuther, Deborah Stoff e Erwin Stoff
música: Christopher Young
fotografia: Edward Lachman
direção de arte: Kevin Constant
figurino: Shay Cunliffe
edição: Anne V. Coates

Amores,

nessa sexta tem espaço da criançada aqui no 365Pipocas.

bjoks!

Um comentário: