27.3.11

Dia 177 - Filme 177 - Pearl Harbor


Olá, meu povo!

O filme de hoje é um dos clássicos da minha estante. Foi o primeiro filme em DVD que eu comprei e vou explicar o motivo.

Bom, eu acho que todo mundo, mesmo sem querer contar pra ninguém, tem o seu filme clichê, daqueles cheios de frases de efeito, imagens em câmera lenta, história suuuuuper batida e atores tentando fazer o seu nome no cinema. E o meu filme clichê é "Pearl Harbor", com Ben Affleck, Kate Beckinsale e Josh Hartnett.

O filme, produzido pelo rei dos blockbusters Jerry Bruckheimer (Top Gun e da trilogia Piratas do Caribe), conta a história de um triângulo amoroso formado pelos três atores, durante a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente durante o ataque dos japoneses à base militar americana Pearl Harbor, localizada no Havaí.

Rafe (Ben Affleck) e Danny (Josh Hartnett), amigos desde a infância, são pilotos de caça do exército americano. Rafe é namorado de Evelyn (Kate Beckinsale), uma enfermeira da Marinha que é transferida para a base de Pearl Harbor enquanto ele vai para a Inglaterra, voluntariamente, para se juntar aos pilotos daquele país que já estava em guerra.

Rafe some do mapa depois de uma batalha e é Danny quem dá a notícia para Evelyn. Após alguns meses, o amigo e a namorada de Rafe começam a se envolver até que algo impossível acontece e deixa a vida dos dois uma bagunça. "No spoilers, please".

Depois do ataque dos japoneses à base (extremamente bem filmado e a computação gráfica é de deixar o queixo caído), o exército americano reúne vários pilotos para um ataque surpresa à Tóquio, revidando o massacre em Pearl Harbor. Então, os dois amigos, rivais pelo amor à mesma mulher, se juntam para a missão.

Galera, sinceramente, eu não tenho vergonha de dizer não: eu amo assitir a "Pearl Harbor". O filme é uma aula de clichês, cheio de tentativas de transformar os personagens em heróis, imagens em câmera lenta com a bandeira americana tremulando ao fundo. Mas, o melhor de tudo é ver Ben Affleck com todas as frase de efeito possíveis em um filme como quando o comandante britânico o recebe e pergunta se todos os americanos estão ansiosos para entrar na guerra e ele responde "sim, mas não queremos morrer senhor. Queremos fazer alguma diferença". Putz, muito ruim!!! Mas, todas as vezes que eu assisto eu adooooro, morro de rir das cenas de heroísmo e continuo me surpreendendo com a sequência do ataque a Pearl Harbor, que realmente é muito boa.

Claro que era certo que "Pearl Harbor" não seria um sucesso de bilheteria e além do fracasso no Oscar, pois era a aposta de Bruckheimer para ser o novo "Titanic", recebeu seis indicações ao Framboesa de Ouro e acabou com a carreira de Ben Affleck, que só nos últimos anos está começando a ressurgir das cinzas.

O triângulo amoroso não existiu de verdade, mas vários personagens do filme são baseados em pessoas reais que viveram mesmo o massacre que fez com que os EUA entrassem definitivamente na Guerra.

Nota: 4 popcorns. Mesmo com todos os clichês possíveis, eu amo demais esse filme. Eu o considero o meu filme contra a depressão. Nos dias em que eu estou meio pra baixo, é só colocar o filme que tudo se resolve, kkkkk.

Trailer sem legendas :(



Ficha técnica:
título original: Pearl Harbor
ano de lançamento: 2001
direção: Michael Bay
roteiro: Randall Wallace
produção: Michael Bay, Jerry Bruckheimer e Janet Lewin
música: Hans Zimmer
fotografia: John Schwartzman
direção de arte: Geoff Hubbard e Martin Laing
figurino: Michael Kaplan
elenco: Ben Affleck, Kate Beckinsale, Josh Hartnett, Cuba Gooding Jr., Tom Sizemore

Amores,

daqui a pouco a crítica desse domingo.

bjoks

Um comentário:

  1. E olha que tem gente boa envolvida nesse filme, hein?!... rsrsrsrsrs!!!

    Já achava que você tinha brigado com o Ben, porque estava demorando... rsrsrsrs!!!
    :-)

    ResponderExcluir