30.3.11

Dia 180 - Filme 180 - O Lutador


Olá, Barbies e Kens

Na última vez que eu encontrei com meus padrinhos-afilhados Wal e Neto, estávamos conversando sobre os indicados ao Oscar desse ano e o Neto, como eu, adorou "Cisne Negro". Daí, falei pra ele que não tinha assistido aos outros filmes do diretor Darren Aronofsky, como "Réquiem para um sonho" ou "O Lutador". E ele disse: "O Lutador" é muito bom e vale a pena demais assistir. Então, resolvi locar esse filme para ver se ele pelo menos se aproximava ao que eu achei de "Cisne Negro".

Vou contar a verdade pra vocês. Eu não me lembro de ter assistido a algum filme famoso de Mickey Rourke. Sabia que ele era considerado galã nos anos 1980, principalmente após o filme "9 1/2 Semanas de Amor", que eu nunca assisti. Mas, depois de vê-lo receber o Globo de Ouro de Melhor Ator em 2009 por "O Lutador", vestido como um idiota e bêbado até a última gota, eu não tinha a mínima vontade de assistir ao seu filme. Confesso que estava enganada com esse preconceito.

Em "O Lutador", Rourke é Randy "Carneiro" Robinson, um decadente campeão de luta livre, daquelas que são combinadas e chegam a ser bem mentirosas. Randy foi muito famoso nos anos 1990 e fez história nos ringues, ainda sendo reconhecido pelos fãs atualmente. Mas, a fama se restringe a lutas realizadas em lugares pequenos e feiras estaduais e é assim que Randy vai tentando levar a vida, de bico em bico.

Depois de um problema sério de saúde, ele resolve dar um tempo nas lutas e tratar de sua vida pessoal. Tenta manter contato com sua filha Stephanie (Evan Rachel Wood) que ele abandonou quando era criança e começa a se aproximar de Cassidy (Marisa Tomei), uma stripper que ele considera sua amiga e que pode se tornar algo mais em sua vida. Mas, a "aposentadoria" é muito curta, para um cara que respira e vive lutas. E ele ainda consegue mais 15 minutos de fama.

O filme conta a vida conturbada, sem grana e miserável desse lutador, que já brilhou em outra época e hoje encara o declínio e uma possível aposentadoria. De forma excelente, somos apresentados a esse personagem e acreditamos em sua história de altos e baixos. Rourke está perfeito no papel de um cara que ainda tenta manter sua fama e é consciente que precisa se virar para sobreviver, às vezes pisando na bola, mas tentando levantar da melhor forma possível.

Vencedor de dois Globos de Ouro: Melhor Ator de Drama e Melhor Canção Original. Duas indicações ao Oscar: Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante (Marisa Tomei).

Nota: 4 popcorns. O filme é muito bom, mas com certeza agrada mais aos meninos. Apesar da mesma nota de Cisne Negro aqui no 365Pipocas, prefiro o filme do balé, com certeza!



Ficha técnica:
título original: The Wrestler
ano de lançamento: 2008
direção: Darren Aronofsky
roteiro: Robert D. Siegel
produção: Scott Franklin e Darren Aronofsky
música: Clint Mansell
fotografia: Maryse Alberti
direção de arte: Matthew Munn
figurino: Amy Westcott
edição: Andrew Weisblum

Lindões,

amanhã é dia do maridinho e como nós já passamos na locadora, já sei que ele não vai ser bonzinho comigo dessa vez. Aguardem!

bjoks

Um comentário:

  1. Para mim, o melhor do Darren continua sendo A Fonte da Vida, mas ele está apenas começando, então estou de olho... rsrs!!

    Michey Rourke só parece com 9 1/2 semanas de amor! Mari, é um dos novos clássicos dos anos 80... rsrsrsr!!

    Vou anotar para ver.
    :-)

    ResponderExcluir