23.5.11

Dia 230 - Filme 230 - Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro


Olá, xuxus!

Bom, na quarta-feira, dia do maridinho aqui no 365Pipocas, ele foi bem gente boa comigo e me “mandou” assistir a “Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro” que estava para comprar na TV a cabo. Daí, eu fiz um sacrifício enoooorme e revi o tchuqui-tchuqui Capitão/Coronel/Tudo de bom/Lindão/Charmoso Nascimento.

Eu já tinha visto esse filme no ano passado e já estava fazendo o blog. Mas, naquele começo, eu ainda não flexibilizava as categorias e acabou sendo um filme extra. Mas, dessa vez temos crítica, nota e foto camuflada – tirada na porta do cinema no ano passado. ;)

Nesse segundo filme da saga do BOPE, Roberto Nascimento (Wagner Moura, na foto!) continua no Rio de Janeiro, agora comandando o Batalhão de Operações Especiais. Depois de quase quinze anos, Nascimento é um cara divorciado, que tem problemas com seu filho adolescente e ainda tem que engolir o casamento de sua ex-mulher com um professor-defensor-dos-direitos-humanos que vive criticando o Coronel na mídia. Nascimento é um homem cansado e que acaba marcado no BOPE por uma “m...” feita por André Matias, agora capitão do batalhão.

Enquanto Matias é expulso do BOPE, Nascimento vira herói e é nomeado a Sub-Secretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da cidade. Ele passa, então, a ampliar e melhorar a efetividade do batalhão, aumentando a quantidade de homens e equipamentos. Isso faz com que o tráfico de drogas seja “controlado” nas favelas do Rio e é quando surge o novo inimigo do título: os policiais corruptos que sobem o morro para tirar dinheiro da população que paga pela segurança. Esse bando de ladrões é acobertado pelos políticos, também traiçoeiros, que querem ganhar votos nas comunidades. Nascimento acaba dentro de um emaranhado que parece não ter fim.

Mas, estamos falando de C-O-R-O-N-E-L Nascimento. Mais poderoso e sanguinário que Chuck Norris, ele volta às origens do seu treinamento do BOPE e usa seu poder no cargo político que ocupa para descobrir todo o esquema e denunciar os corruptos, tentando, assim, vingar a morte de um grande amigo seu e limpar o Rio de Janeiro da bandidagem.

Eu já tinha adorado o “Tropa de Elite”. Sei as falas de cor e assisto toda vez que passa na TV. Fiquei até com medo de não conseguirem superar a história do primeiro filme e fui meio receosa para o cinema. Mas, vou te contar, hein? Eu adorei o “Tropa 2”. A história é muito bem amarrada, os personagens continuam marcantes, a edição de Daniel Rezende (Cidade de Deus) é perfeita, como sempre, José Padilha mantém a qualidade de direção do primeiro filme, e pra completar, Wagner Moura está ainda mais charmoso dessa segunda vez. Tudo de bom!!!!!!!

Nota: 5 popcorns. Com certeza um dos melhores filmes brasileiros que eu já vi. Concordo que continua denegrindo o país, mas a gente esquece disso quando Nascimento diz: “você abaixa a voz pra falar comigo” ou “o comando é meu”. Tuuuuuuuudo!

Trailer que não precisa de legenda!!!!!!




Ficha técnica:
Título original: Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro
Ano de lançamento: 2010
direção: Jose Padilha
roteiro: Bráulio Mantovani, baseado em argumento de José Padilha, Rodrigo Pimentel e Bráulio Mantovani
produção: Marcos Prado
música: Pedro Bromfman
fotografia: Lula Carvalho
direção de arte: Tiago Marques
figurino: Cláudia Kopke
edição: Daniel Rezende
elenco: Wagner Moura, Andre Ramiro, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz, Seu Jorge

Bonitos,

daqui a pouco a crítica de quinta, ok?

bjoks

2 comentários:

  1. Ninaaa, eu amei a sua foto. kkkk, esse filme é ótimo, e ele está maravilhoso ;P

    ResponderExcluir
  2. Gente, que foto excelente!!!
    RSRSRSRSRSR!!

    A equipe desse filme é simplesmente excelente! Daqueles filmes dilapidados e burilados até a perfeição.
    :-)

    ResponderExcluir