29.5.11

Dia 238 - Filme 238 - O declínio do império americano


Olá, gatinhas e gatões!

Na quinta-feira, fui atrás de um filme que é pré-requisito para outro, então, teria que começar por ele ;) Em vários lugares, já li que não é possível assistir a "Invasões Bárbaras", filme canadense vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004, sem assistir a "O Declínio do Império Americano" filme que o precede, do mesmo diretor. Então, cumpri a ordem e comecei pelo filme de 1986.

O filme mostra dois grupos em lugares diferentes, conversando em uma tarde de sol. Um deles é composto por quatro homens (três professores de história), durante a preparação de um jantar, que falam de diversas coisas, mas todas relacionadas às experiências sexuais deles. Enquanto isso, o outro grupo formado por quatro mulheres (três professoras de história e uma estudante da mesma matéria), durante aulas em uma academia de ginástica, também contam segredos e trocam "dicas" a respeito de suas vidas sexuais.

Os dois grupos se reúnem para o jantar e as conversas continuam girando em torno dos relacionamentos de cada um, abordando aspectos da superficialidade do sexo casual, da constante busca pelo prazer, para alcançar a felicidade individual. Segredos sórdidos são revelados, fazendo referência ao declínio do título que, na verdade, está em todo o filme. O fato das pessoas pensarem o tempo todo no prazer individual mostra que o poder de uma nação está sendo reduzido. O desejo coletivo é colocado de lado para a busca constante para a, muitas vezes, inalcansável felicidade.

O filme é um drama disfarçado de comédia. Os personagens são profundos e muito reais. Algumas conversas podem chocar pela baixaria, mas viram assunto fácil em discussões sobre as relações humanas.

Nota: 4 popcorns. Um filme "B", diferente, profundo e inteligente. Recomendo, mas vá com a cabeça aberta.

Trailer em francês com legendas em inglês. Ajuda, né?



Ficha técnica:
título original: Le Déclin de l'Empire Américain
ano de lançamento: 1986
direção e roteiro: Denys Arcand
produção: Roger Frappier e René Malo
música: François Dompierre
fotografia: Guy Dufaux
direção de arte: Gaudeline Sauriol
figurino: Denis Sperdouklis
edição: Monique Fortier
elenco: Dominique Michel, Dorothée Berryman, Louise Portal, Pierre Curzi

Tchuqui-tchuquis,

daqui a pouco a crítica de sexta-feira.

bjoks

2 comentários:

  1. eitaaaa fazia um tempão q não aparecia por aki
    sem tempo....
    esse filme parece ser bacana!!!
    =))))
    bjaum!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti Invasões Bárbaras antes desse!!... rsrssrs!!
    Sendo sincera, nunca assisti O Declínio, apesar de adorar os títulos deles, porque remetem minha mente de imediato ao Império Romano... rsrsrs!!

    E juro, não sabia que o filme era assim. Invasões Bárbaras, que eu me lembre, é bem diferente.
    :-)

    ResponderExcluir