23.9.11

Dia 342 - Filme 342 - Alice no País das Maravilhas


Olá. queridos

Na quarta-feira, dia 07 de setembro, feriado nacional no Brasil, aproveitamos muuuuito em terras romanas. Mas, mesmo exaustos, revi um filme muito bacana do mais sombrio dos sombrios diretores, Tim Burton, com o meu querido, amado, salve, salve, lindão, Johnny Depp. Charme puro, mesmo com uma cartola verde e os cabelos alaranjados.

Como vocês sabem, já assisti a "Alice no País das Maravilhas" aqui no blog no primeiro mês desse projeto. Mas, o que eu vi foi o clássico desenho da Disney, cheio de coisas bonitinhas e coloridas e bem de criança mesmo. O filme de Tim Burton, de 2010, não é um filme só de crianças. Na verdade, em algumas cenas muito "dark", eu até acho que ele é mais para adultos que para os pequenos.

Nessa versão, Alice (Mia Wasikowska, de "Minhas mães e meu pai", também visto aqui no blog), já tem 19 anos e vive na alta sociedade de Londres. Quando descobre que vai ser pedida em casamento, ela fica desesperada, já que o provável noivo é um bobão. No meio da festa, ela se depara com um grande Coelho Branco de casaco e carregando um relógio e começa a persegui-lo.

Alice cai, então, no País das Maravilhas, lugar que lhe é familiar, mas que ela não se lembra de onde o conhece. Lá, ela reencontra vários personagens do primeiro filme: o Ratão,  os gêmeos Tweedledee e Tweedledum, várias flores falantes, a lagarta Absolem (Alan Rickman) e o Gato Risonho (Stephen Fry). Todos eles questionam se aquela é "A" Alice verdadeira ou não, já que só a real Alice vai conseguir acabar com o poder da Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter), devolvendo o reinado do País para sua irmã, a Rainha Branca (Anne Hathaway).

Para isso, Alice conta com a ajuda de seu antigo amigo, o Chapeleiro Louco (Johnny "Lindo-Tesão-Bonito-e-Gostosão" Depp), que está mais louco ainda, traumatizado com o reinado da Rainha Vermelha. Ele faz de tudo para salvar Alice, especialmente durante a batalha dela contra o exército malvado da vermelhona.

Eu, simplesmente, adorei esse filme. Não precisa nem dizer que Johnny Depp arrasou no personagem non-sense do Chapeleiro, porque ao ler o nome desse ator, já está implícito que ele dá show. O visual do filme é muuuuito maluco, colorido, psicodélico e criativo. A mocinha que faz Alice não é lá essas coisas, mas segura bem seu papel. Merecedíssimas as estatuetas do Oscar de Melhor Direção de Arte e Figurino. Tudo é muito lindo e perfeito.

Nota: 4 popcorns. Só não ganha nota máxima porque eu queria ter mais Johnny em cena. Quem sabe durante todo o filme. Brincadeirinha! Talvez os pequenos se assustem um pouco com a escuridão de boa parte do filme. Mas, só!

Trailer sem dicionário. Letrinhas ótimas!!!!




Ficha técnica:
título original: Alice in Wonderland
ano de lançamento: 2010
direção: Tim Burton
roteiro: Linda Woolverton, baseado em romance de Lewis Carroll
produção: Tim Burton, Joe Roth, Jennifer Todd, Suzanne Todd e Richard D. Zanuck
música: Danny Elfman
fotografia: Dariusz Wolski
direção de arte: Tim Browning, Todd Cherniawsky, Andrew L. Jones, Mike Stassi e Christina Ann Wilson
figurino: Colleen Atwood
edição: Chris Lebenzon
elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway

Xuxus,

vamu que vamu, estamos quase chegando lá. Daqui a pouco a crítica de quinta. Esse de hoje, preencheu o filme de crianças que eu fiquei devendo na semana anterior. ;)

bjoks

2 comentários:

  1. Acho que esse filme não é para crianças, não, hein?!... rsrsrs!!

    Eu gostei muito da obra inteira, mas sou completamente suspeita para falar, por todas as minhas preferências de ator, diretor e estética. A idéia de contar uma "continuação" do desenho, com a Alice não lembrando muito bem do que vivera, foi bastante criativa, e deu margem à novas aventuras.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. O filme é um pouco escuro assim por causa do diretor Tim Burton, ele tem essa caracteristica asssim meio sombria em seus filmes.

    ResponderExcluir