28.9.11

Dia 361 - Filme 361 - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain



Olá, meus queridos

Na última segunda-feira do 365Pipocas, tive que assistir a uma comédia que eu amo demais e que já está na minha estante há muuuuito tempo. Várias pessoas me pediram para ver esse filme durante todo esse ano do blog, mas eu resisti e deixei especialmente para a última semana.

"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma moça que vive em Paris, especificamente no bairro de Montmartre e trabalha no Café des Deux Moulins como garçonete. Ela é uma garota sonhadora e bondosa, que, num belo dia, resolve mudar o mundo fazendo coisas boas para as pessoas que merecem.

Amélie tem ao seu redor vários núcleos de pessoas. Cada um deles têm suas características distintas e personagens únicos. No trabalho, ela convive com Suzanne, a dona do café; Gina, a outra garçonete que vive perseguida pelo seu ex-namorado, Joseph, que depois passa a correr atrás de Georgette, a hipocondríaca. Em seu prédio, Amélie desenvolve uma bela amizade com o pintor Dufayel, um homem que vive enclausurado por ter "ossos de vidro"; Lucien, o rapaz que faz entregas da mercearia e ama a princesa Diana; e Madeleine, a zeladora do prédio. E ainda tem o pai de Amélie, um médico aposentado, meio desligado da vida, que tem como amigo seu anão de jardim.

Um dia, o mundo de Amélie se transforma quando ela conhece o belo jovem Nino, um rapaz diferente de todos que ela já viu, que gosta de colecionar fotografias tiradas por pessoas desconhecidas em máquinas instantâneas. Os dois entram em uma dança de conquista e Amélie usa técnicas muito divertidas e misteriosas para agarrar o rapaz.

Para mim, "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" é um conto de fadas dos tempos modernos. Assistir ao filme é como observar pinturas criadas para cada cena. A fotografia é uma coisa surpreendente e não me recordo de ter visto em outro filme de forma tão importante para a história. Os personagens são uma doçura, especialmente Amélie, que é uma criatura tão perfeita que eu torço pra que um dia alguém grite e revele que ela existe de verdade. Com certeza, o mundo seria bem melhor.

Nota: 5 popcorns. É o filme que eu mais amo em toda a história do cinema. Número 1 da minha lista, com certeza!

Trailer em francês, mas com letrinhas. ;)



Ficha técnica:
título original: Le fabuleux destin d'Amélie Poulain
ano de lançamento: 2001
direção: Jean-Pierre Jeunet
roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
produção: Jean-Marc Deschamps
música: Yann Tiersen
fotografia: Bruno Delbonnel
direção de arte: Volker Schäfer
figurino: Madeline Fontaine e Emma Lebail
edição: Hervé Schneid
elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Yolande Moreau

Queridos,

espero que gostem de Amélie como eu.

bjoks



2 comentários: