10.2.12

Filme: Meia-noite em Paris (Midnight in Paris)

Poster oficial do filme
Salud, cherries!

Em clima francês, continuo a corrida para postar todos os indicados ao Oscar 2012 de Melhor Filme. E esse ano temos uma obra de Woody Allen entre os principais, fato que não ocorria desde (acho eu) "Hannah e Suas Irmãs" indicado em 1987.

Eu achava que não gostava dos filmes de Woody Allen e confesso que não vi muitos deles. Mas, por exemplo, "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" e "Vicky Cristina Barcelona" eu vi aqui e aqui no 365Pipocas e achei bem legais. E já vi também "Poderosa Afrodite" e "Celebridades". Não me lembro bem das histórias desses, mas acho que gostei na época que vi.

E o que pensar de um filme passado em Paris durante a primavera, com locações em pontos turísticos belíssimos e um elenco muito afinado, mesmo contando com Owen Wilson, um ator difícil de gostar, na minha opinião????? Eu curti muuuuito!

Wilson vive Gil Pende, um escritor de roteiros de televisão que está em Paris para negócios e lazer com sua esposa Inez (Rachel McAdams, perfeitamente irritante) e seus sogros. Apaixonado pela cidade, Gil quer aproveitar o lugar para refrescar a cabeça e dedicar-se a finalizar seu livro, que ninguém sabe do que se trata muito bem. Mas, como a chata da noiva dele não entra na onda de "viver" Paris em sua plenitude, Gil resolve explorar a cidade solitariamente.

Um casal de épocas diferentes
E em seus passeios noturnos, que passam a ser cada vez mais longos, Gil conhece pessoas que nunca teria imaginado em toda a sua vida: Cole Porter, Ernest Hemingway, Pablo Picasso, Salvador Dalí, todos no auge dos anos 1920, a época de ouro da velha Paris. Pensem na loucura!!!! A cara de Woody Allen, é claro!

Além de poder ter seu livro corrigido por Gertrude Stein (Kathy Bates), uma famosa escritora americana, amiga de Hemingway, Gil ainda se apaixona por uma típica francesa dos anos 1920, a amiga-colorida de Picasso, Adriana (Marion Cotillard). E essa relação faz Gil questionar-se se a época atual não é boa o suficiente para que ele escolha permanecer nela ou "voltar" para a era de ouro de Paris.
"Meia Noite em Paris" é uma viagem total, como se a coisa mais simples do mundo fosse encontrar Pablo Picasso e discutir com ele um de seus últimos quadros, mesmo você sendo um habitante do século XXI. As locações de Paris são as melhores possíveis, coisa mais linda de se ver, jardins, palácios, o Rio Sena... E pra completar, um elenco muito bacana, mesmo com o chato Owen Wilson, que me surpreendeu, lembrando um pouco o non-sense do próprio Woody Allen em seus filmes em que atua.

O filme está indicado aos Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte. Venceu o Globo de Ouro de Melhor Roteiro e ainda concorreu ao SAG Awards de Melhor Elenco de cinema.

Nota: 4 popcorns. Divertido, com elenco afinado (tem até participação de Carla Bruni, a primeira-dama da França) e mais um filme de Woody Allen que eu gostei.

Trailer com letrinhas, êba, êba!


Ficha técnica:
título original: Midnight in Paris
ano de lançamento: 2011
direção: Woody Allen
roteiro: Woody Allen
produção: Letty Aronson, Stephen Tenenbaum e Jaume Roures
música: Stephane Wrembel
fotografia: Darius Khondji
direção de arte: Anne Seibel
figurino: Sonia Grande
edição: Alisa Lepselter
elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Kathy Bates, Adrien Brody

Amorecos,

a correria não acaba, mas, vou conseguir postar todos os filmes aqui. 

bjoks

Um comentário:

  1. Woody Allen. Curto. Owen Wilson. Curto. Então... Já viu, né? Como sou suspeito pra falar, e tava com saudade do Woody Allen, dou 5 pipocas. Mas só porque sou fã. =D

    ResponderExcluir